No especial Semana do Servidor, apresentamos uma das mais novas secretarias da administração municipal
Foto: Divulgação
Há quase dois anos nascia a Saerp, uma das mais novas secretarias da administração municipal, após a extinção do Daerp, autarquia que gerenciou o saneamento básico de Ribeirão Preto por quase 60 anos.
Mesmo a instituição sendo modificada, os servidores que trabalhavam para garantir a cobertura do atendimento de água e da coleta de esgoto para a população continuaram os mesmos. Hoje, a Secretaria é formada por quase 700 trabalhadores que se dedicam diariamente para assegurar um saneamento básico de qualidade a mais de 700 mil pessoas.
A excelência nos sistemas de água e esgoto é fruto do trabalho de cada um desses servidores, que estão lotados em diversos setores, tanto da área técnica quanto da administrativa, financeira e comercial.
O outro lado da Saerp
Para o ribeirão-pretano é fácil reconhecer um servidor da Saerp. É aquele trabalhador de uniforme azul que geralmente está numa dessas três situações: trabalhando em obras para garantir a distribuição de água ou a coleta de esgoto, averiguando o hidrômetro para a leitura e emissão das contas ou está mexendo nos registros e válvulas de água.
Mas na verdade, esses são apenas alguns dos nossos dedicados servidores. A Saerp, assim como foi o Daerp, é formada por outros trabalhadores que também são essenciais para garantir a entrega de água de qualidade e a cobertura do esgoto.
Esses outros servidores, que não são tão facilmente identificados, atuam na parte financeira, comercial e administrativa, como os setores de Compras, Contratos, Dívida Ativa, Contabilidade, Tesouraria, Fiscalização, Hidrometria, Corte, Engenharia, Planejamento, Almoxarifado, Atendimento ao Público, Cadastro, Assessoria e Protocolo.
Também contamos com a dedicação dos outros servidores que trabalham na área técnica, cujas ações são essenciais para o funcionamento dos sistemas, como as equipes da Oficina de Bombas, Elétrica, Obras, Controle e Perdas, Manobras, Laboratório, Tratamento Químico e Esgoto.
E para garantir o fluxo de toda a operação que irá permitir a cobertura do saneamento básico, é essencial um transporte de qualidade, com motoristas preparados para atender às solicitações, o que a Saerp tem com a Divisão de Transporte, a maior da Secretaria.
Mas, com quase 700 servidores, é necessário que esses trabalhadores sejam assistidos, acolhidos e gerenciados, assegurando um bom ambiente de trabalho. E esse serviço é garantido pelas equipes do Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Assistência Social, Assessoria Administrativa, Conservação Interna, Serviços Gerais e Segurança do Trabalho.
Não é possível falar da Saerp sem contar com todos que formam a Secretaria, seja atuando em campo ou na área interna, que se dedicam diariamente a garantir que a qualidade da água saia da torneira de todo habitante de Ribeirão Preto e que o esgoto seja coletado e encaminhado para as estações de tratamento.
Hoje, a Secretaria tem quase 700 servidores, mas muitos já passaram por aqui e dedicaram um pouco de sua vida, assim como os servidores ativos, a formar essa grande instituição que cuida dos serviços essenciais para o presente e o futuro da cidade.