A Raízen anunciou a venda da usina Continental, localizada em Colômbia, a cerca de 103 km de Ribeirão Preto, ao Grupo Colorado. A operação foi informada aos acionistas e ao mercado com valor estimado em R$ 750 milhões, que inclui os ativos da unidade, a cessão da cana própria e os contratos relacionados. O pagamento será efetuado à vista na data de conclusão do negócio, com os ajustes comerciais usuais.
A unidade tem capacidade de moagem de aproximadamente dois milhões de toneladas por safra. Segundo o comunicado da empresa, a transação integra uma estratégia mais ampla de otimização do portfólio da Raízen, voltada para simplificação operacional e ganho de eficiência. Após a finalização desta e das demais operações já anunciadas, a companhia passará a operar 24 usinas, com capacidade instalada de moagem próxima a 73 milhões de toneladas por safra.
A conclusão da venda está condicionada à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e ao cumprimento das demais condições precedentes previstas em contrato.
Em julho, a Raízen já havia anunciado a desativação da usina Santa Elisa, em Sertãozinho, e a venda de 55 unidades de geração distribuída por R$ 600 milhões, operações que também foram apresentadas como parte da renovação de portfólio e foram destinadas às empresas Thopen Energia S.A. e Gera Holding Desenvolvedora S.A.
A venda da Continental pode ter impactos locais na cadeia produtiva e na mão de obra ligada à unidade, dependendo dos planos do novo controlador e das condições acordadas até a conclusão do negócio.