A Receita Federal abriu a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física referente a dezembro de 2025. Estão previstos créditos no dia 30 de dezembro para 263.255 contribuintes, totalizando mais de R$ 605,9 milhões.
Do montante, cerca de R$ 309,6 milhões foram destinados a beneficiários com prioridade legal: idosos (5.310 com mais de 80 anos e 34.796 entre 60 e 79 anos), 4.087 contribuintes com deficiência ou doença grave e 11.344 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério. O lote também contemplou 178.030 restituições liberadas por critério operacional, como uso da declaração pré-preenchida ou opção por recebimento via PIX, e 29.688 restituições de contribuintes sem prioridade.
Os contribuintes puderam verificar a liberação acessando o site da Receita, na área “Meu Imposto de Renda” > “Consultar minha Restituição”, ou consultando o extrato da declaração no Portal e-CAC. Também é possível checar a situação pelo aplicativo da Receita para celulares e tablets.
O pagamento será realizado na conta informada na declaração ou pela chave PIX indicada. Se o crédito não for efetivado (por exemplo, por conta desativada), o valor ficará disponível para saque no Banco do Brasil por até um ano. Nesses casos, o contribuinte poderá reagendar o crédito pelo Portal do BB (www.bb.com.br/irpf) ou pelo atendimento telefônico do banco, informando o valor e o número do recibo da declaração.
Findo o prazo de um ano sem resgate, o cidadão deve solicitar a restituição não resgatada pelo Portal e-CAC, em Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.”