A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Ribeirão Preto promove, ao longo de setembro, uma série de ações culturais destinadas a ampliar o acesso à arte e estimular práticas de leitura e expressão entre seus estudantes.
A programação teve início em 9 de setembro, quando alunos das EMEFs Dercy Célia Seixas Ferrari, Faustino Jarruche e Sebastião de Aguiar Azevedo assistiram a duas apresentações de dança contemporânea no Theatro Pedro II, as peças abordaram temas como o esgotamento emocional e a interconexão sensorial.
Nesta quinta-feira, 11 de setembro, será lançado o Projeto Itinerante “Poéticas Visuais: imagem, texto e corpo em movimento”. A primeira atividade ocorrerá na EMEF Dercy Célia Seixas Ferrari, com a oficina “Poesia em Movimento”, marcada para as 19h, com término previsto às 20h30. A oficina, realizada em parceria com a Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto, reúne rodas de conversa, leitura dramática, colagens e performances, com foco em incentivar a criatividade e o protagonismo dos participantes da EJA.
O projeto segue em 18 de setembro às EMEFs Waldemar Roberto e Dom Luis do Amaral Mousinho, ampliando a oferta de atividades nas escolas. Entre as iniciativas previstas, na noite de 17 de setembro está programado um encontro para todas as turmas noturnas da EJA no Theatro Pedro II, às 20h, quando os alunos assistirão ao espetáculo musical “Do Litoral Central do Brasil”. No show, o artista sul-mato-grossense Márcio de Camillo interpreta composições de Geraldo Roca, em apresentação que transita por diferentes referências da música e da poesia brasileiras.
Para a chefe da EJA na rede municipal, Adriana Lúcia Capranica Vicentini, a agenda cultural contribui para ampliar o repertório dos estudantes, fortalecer vínculos com a escola e fomentar novas formas de expressão que repercutem no processo educativo e na formação cidadã.