Rede Municipal de Ensino passa por avaliação do Saresp

Rede Municipal de Ensino passa por avaliação do Saresp

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Rede Municipal de Ensino passa por avaliação do Saresp

5 mil estudantes da Rede Municipal participaram das provas, que aconteceu nesta terça-feira, dia 5 de dezembro

Foto: Divulgação

A Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto está sendo avaliada pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). As provas para mais de 5 mil alunos dos 2º e 5º anos do ensino fundamental aconteceram nesta terça-feira, dia 5 de dezembro.  A avaliação do SARESP é um dos mais relevantes diagnósticos da escolaridade básica do estado de São Paulo. Há quase três décadas auxilia gestores educacionais a monitorar o nível de aprendizado dos estudantes e desenvolver políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional do Estado. A avaliação, para os estudantes da rede municipal da cidade, trouxe questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Todo o processo de desenvolvimento e a aplicação da avaliação do SARESP são realizados pela Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação do Estado de São Paulo (COPED/SEDUC/SP), em parceria com a Fundação VUNESP, responsável pela aplicação da avaliação. Os resultados das provas, junto com os dados de fluxo escolar dos estudantes (taxas de aprovação, reprovação e abandono), compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp).

“A avaliação do SARESP produz dados que serão utilizados para o desenvolvimento de ações da Secretaria Estadual da Educação e, posteriormente, pelo município, para melhorias educacionais. Esses dados serão reunidos para a produção dos boletins do SARESP e trarão informações sobre a realidade educacional de cada escola, individualmente, contendo em si o objetivo de proporcionar um acompanhamento próximo e eficaz do trabalho pedagógico e educacional das unidades escolares”, explicou o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.