A Secretaria de Educação informou que avançou neste ano com a instalação de climatizadores em salas de aula de dez unidades da rede municipal, dentro do Programa Climatização das Salas de Aula. As escolas EMEB Rubens Zumstein (Jardim Piratininga), César Augusto (Brasilândia), Frei Lauro de Carvalho Borges (Éden), Dorotea Paulino (Vila Rezende) e Florestan Fernandes (Jardim Vera Cruz) já receberam os aparelhos.
A montagem dos equipamentos está em andamento nas EMEBs Nair Rocha (Vila Santos Dumont) e Rita de Cássia Calixto Xavier (Jardim Pulicano). A próxima etapa contemplará as escolas Sueli Contini (Tropical), José Mário Faleiros (Jardim Aeroporto 3) e Valeriano Gomes do Nascimento (CAIC, City Petrópolis).
A aquisição dos climatizadores foi realizada por meio de licitação, com investimento estimado em R$ 1,5 milhão para atender salas de aula e refeitórios. As contratações das empresas responsáveis pela instalação estão sendo feitas pelas próprias equipes escolares com recursos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE).
Segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, a iniciativa visa melhorar as condições de aprendizagem e o conforto de estudantes e servidores. O cronograma prevê a instalação em mais 16 unidades ao longo de 2026, com conclusão do projeto em 2027, quando toda a rede municipal deverá estar climatizada.