As aulas retornam no próximo dia 3 de fevereiro, com 100% dos alunos presenciais

Foto: Guilherme Sircili

As aulas na Rede Municipal de ensino para a educação infantil, ensino fundamental, educação especial, ensino profissionalizante e educação de jovens e adultos, começam no próximo dia 3 de fevereiro. Desde o início deste ano, 299 professores já foram chamados para integrar a rede municipal, entre efetivos e temporários.

São 246 docentes dos processos seletivos 001 e 002/2019, para educação infantil (0 a 3 anos), pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) e para a sequência dos anos finais do fundamental nas disciplinas de Língua Inglesa, Arte, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.

Em regime estatutário, via concurso público nº 002/2018, foram convocados mais 53 professores para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Língua Inglesa.

Retorno Presencial

O retorno para os 47 mil alunos da Rede Municipal será presencial e obrigatório, seguindo todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a COVID-19. Todas as escolas estão prontas e preparadas, com total segurança para alunos, professores e funcionários. Todos os EPIs foram comprados e as adequações sanitárias solicitadas pelos infectologistas, executadas.

Ações em 2022

  • O foco da Secretaria da Educação é a aprendizagem dos alunos da rede municipal, com a ampliação da carga horária, foi implantado a 6ª aula para os estudantes do ensino fundamental;
  • A recuperação paralela no contraturno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática;
  • A reestruturação da Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental e a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental, utilizando um novo material didático;
  • O Programa Municipal de Alfabetização e Letramento, além das formações aos nossos professores da rede, que serão intensificadas pelo Centro Educacional Paulo Freire.

Infraestrutura

  • A climatização de todas as mais de mil salas de aulas da rede com aparelhos de ar condicionado já está acontecendo, proporcionando ambientes propícios à aprendizagem;
  • São dois mil e quinhentos novos computadores para os laboratórios e kits multimídia para as salas de aula;
  • Aumento no repasse da subvenção para as Associações de Pais e Mestres, além do reverdejamento, uma ação inédita com o investimento de R$ 5,4 milhões de reais para verdejar as unidades escolares.

Plano de Expansão

Serão 20 novas escolas para a população de Ribeirão Preto. Destas, 10 já foram inauguradas. Um investimento de R$ 60 milhões, que resultará em oito mil novas vagas para a educação infantil e ensino fundamental.