1.200 alunos de 13 escolas da rede apresentaram os trabalhos e encontraram com os escritores
Foto: Divulgação
A 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto está recheada de atividades, e os estudantes da rede contam com várias ações educacionais no estande da Prefeitura, como rodas de leitura, oficinas, apresentação teatral, o lançamento de um livro produzido pelos próprios alunos, além do projeto “Combinando Palavras”, que tem o objetivo de estimular a formação de novos leitores através do contato direto entre o leitor e o escritor. Desde o início deste ano, alunos se preparam para vivenciar as diferentes fases do projeto.
O projeto traz a possibilidade de encontros entre escritores, alunos e professores. A primeira atividade do Combinando Palavras com os alunos da rede municipal aconteceu na segunda-feira, 14, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, com a homenageada da edição, Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil). Nesta terça-feira, dia 15, Stella Maris voltou ao Teatro Municipal, para mais apresentações dos alunos da rede.
O Combinando Palavras é um projeto anual que auxilia no desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos participantes, como a própria escrita criativa, a música, a dança e a arte, além de capacitar os professores envolvidos. Nas cinco edições realizadas, cerca de 30 mil alunos já foram atendidos, além do envolvimento de cerca de 300 professores de 220 escolas de Ribeirão Preto e de 13 cidades da região. Principal projeto de formação de leitores da Fundação do Livro e Leitura, o Combinando Palavras soma, até o momento, 47 escritores participantes, com suas obras lidas e estudadas. Para participar, cada unidade escolar escolheu um autor e se inscreveu para trabalhar com suas obras.
Estande Prefeitura – A 22ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto começou neste sábado, dia 12 de agosto, e a Prefeitura está, pela segunda vez, com um estande promovendo 83 atividades gratuitas durante a realização do evento, que vai até o dia 20 de agosto.
O estande está localizado na Praça XV, em frente à Esplanada do Theatro Pedro II. Organizado pela Secretaria da Cultura e Turismo, o local recebe uma variedade de atividades culturais, além de ações promovidas pelas secretarias da Casa Civil, Educação, Infraestrutura, Esporte, Meio Ambiente, Saerp e Instituto do Livro.
Uma programação ampla e gratuita foi preparada especialmente para a população. Aula de Danças Urbanas, Ballet, apresentação de Estátuas Vivas, Oficina e Exposição de Ikebana, Trupe das Histórias, Doação de Mudas de Árvores, Pintura Facial, Contações de Histórias, Comando do Esporte, são algumas das atividades disponíveis.