Avaliação foi solicitada pelo Governo do Estado de SP aos municípios paulistas; objetivo é mensurar a fluência na leitura e a alfabetização
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal da Educação está realizando uma avaliação de fluência leitora para os alunos do 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal. As avaliações estão acontecendo em mais de cem turmas, totalizando 2.600 estudantes. A ação foi solicitada pelo Governo do Estado de São Paulo aos municípios paulistas, como forma de mensurar a fluência na leitura e alfabetização dos estudantes. As provas estão sendo realizadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A meta de avaliar 95% dos estudantes público-alvo da avaliação foi atingida com êxito e o resultado sairá em agosto.
“É uma avaliação inovadora, com metodologia diferenciada, pois utiliza um aplicativo/software que capta a voz do estudante e envia os dados para o CAEd. A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto realizou capacitação profissional presencial de mais de 80 docentes da rede e alguns coordenadores pedagógicos para que se instrumentalizassem no uso do aplicativo”, explica o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.
Ainda de acordo com o secretário, “inicialmente, o estudante lê uma lista de palavras aleatórias. Após isso, eles leem uma lista de pseudopalavras. Para finalizar, há um texto para ser lido na íntegra. Cada aluno tem exatos 62 segundos de gravação em cada etapa. No texto, o professor ainda realiza para o estudante três perguntas para mensurar a compreensão que o estudante teve da leitura realizada. Cada avaliação leva, em média, 10 minutos”.