As obras do corredor de ônibus serão entregues em setembro
Foto: Guilherme Sircili
Nesta terça-feira, 16 de abril, ocorreu no Centro Administrativo “Prefeito José de Magalhães” uma reunião com as secretarias de Obras Públicas, Casa Civil, RP Mobi, Sincorvarp (Sindicado do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), comerciantes e representantes da construtora DGB para tratar sobre o novo cronograma das obras do corredor de ônibus no quadrilátero central. A reunião foi solicitada pelo Sincovarp como forma de entender passo a passo o novo cronograma e o andamento da construção do corredor.
O corredor de ônibus no quadrilátero central é uma obra que visa melhorias para o centro da cidade. O cronograma anterior precisou ser ampliado por conta das intercorrências no andamento das obras, principalmente com a substituição das tubulações de água e esgoto, que são antigas, com mais de 50 de anos. “O centro está aberto para atender a população. E para ficar bom para receber as pessoas, é necessário fazer obras. Estamos deixando o centro mais confortável e mais acessível”, disse o secretário de Obras Públicas, Pedro Pegoraro.
Foto: Divulgação
Na reunião, o secretário Pedro Pegoraro, explicou que alguns trechos das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma precisaram receber novas tubulações, por conta que as antigas estavam fora do padrão correto de profundidade. Até o momento foram substituídos cerca de 880 metros de novas tubulações. “Como as redes são antigas, no decorrer das obras, podemos ter novas surpresas, mas todas serão sanadas e trocadas”, afirma o secretário. O serviço de substituição das tubulações é realizado pelas equipes da Saerp.
Pelo novo cronograma nas próximas duas semanas, as ruas Barão do Amazonas (no trecho Prudente de Morais e General Osório) e Visconde de Inhaúma (no trecho General Osório até a Américo Brasilense) serão liberadas com a colocação na capa asfáltica. O próximo passo depois de entregar esses trechos, é intensificar os trabalhos na Rua Lafaiete.
Foto: Guilherme Sircili
A construção do corredor de ônibus no quadrilátero central começou em maio de 2023 e terá 7 km de extensão. A obra faz parte do Programa Ribeirão Mobilidade, lançado em 2017, com a construção de 30 grandes obras viárias no município, para melhorar a fluidez do trânsito e a acessibilidade. São 11 corredores de ônibus que vão unir a cidade de ponta a ponta por uma malha viária de 56 quilômetros de extensão. Serão dois grandes eixos viários Sul e Leste. Cerca de 3,5 milhões de passageiros de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e região, que circulam na cidade.
Na reunião também ficou acordado o comprometimento do governo municipal de minimizar os transtornos para comerciantes e consumidores, e para garantir o bom funcionamento do comércio no centro da cidade, no período do Dias das Mães, as obras das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma estarão concluídas e as vias liberadas para o trânsito.
Foto: Guilherme Sircili