Ribeirão e região presente no livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

Artistas de Ribeirão e região prestigiaram lançamento da obra

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Ribeirão e região presente no livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

Artistas de Ribeirão e região prestigiaram lançamento da obra

Fotos: Divulgação

Na última quarta-feira, dia 4 de outubro, artistas de Ribeirão Preto e região participaram do lançamento do livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no estado de São Paulo”, que aconteceu na SP Escola de Teatro, em São Paulo.

A obra de mais de 800 páginas, reúne 335 grupos teatrais do Interior e Litoral do estado, incluindo grupos de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Pitangueiras, Altinópolis e Batatais. A edição conta com textos que descrevem a história, os processos criativos, as principais referências estéticas, parcerias e pedagogias. O material ainda é complementado por artigos teóricos de acadêmicos e pesquisadores, que têm esse fenômeno como objeto de estudo.

Com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo, integrantes desses grupos viajaram até São Paulo para participar do evento, que também contou com a presença do secretário da pasta, Pedro Leão.

 Ele ressaltou a importância do livro para futuros pesquisadores e destacou o apoio da secretaria ao livro: “Uma publicação honrosa como essa apenas reforça o que já sabíamos, a grandiosidade potente, artística e cultural dos nossos fazedores e profissionais das artes da cena. O município e o poder público celebram e agradecem”.

Já Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que escreveu prefácio para o livro destacando a importância desses grupos para a cultura e a economia criativa de todo o estado, falou sobre a importância da obra.

“A cultura não é feita em um único dia. Os grupos que estão aqui não surgiram em um dia. A SP Escola de Teatro existe há quase quinze anos. Quando a gente anda pelo interior, pergunto às pessoas onde elas começaram suas carreiras artísticas e elas falam ‘Eu comecei na SP Escola de Teatro’. Isso é muito importante para nós, mostra a continuidade de um trabalho de anos. Garanto que, na minha gestão, deixarei a cultura muito melhor do que recebi”, disse ela.