Iniciado em 2017, o programa Ribeirão Mobilidade tem mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população. Desse total, 17 obras já foram entregues. Mais de 500 milhões de investimentos. Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus, num total de 56 km percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis, viadutos e 25 km de ciclovias.

Obras entregues em 2022

Corredor Norte-Sul – Trecho 1

Avenidas Recife e Thomaz Alberto Whately – Implantação de 1,5 km de ciclovia na avenida Magid Simão Trad, no Simioni. A ilha central da avenida Thomaz Alberto Whately foi reduzida para a implantação de galeria de água pluvial e bocas de lobo, que não existiam no local. Iluminação, calçadas com rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, guias e sarjetas para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldade de mobilidade.

Corredor Norte-Sul – Trechos 2 e 3

Avenidas Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Júnior e Independência – Implantação de passarelas na praça da Bíblia Monumentos, na rotatória das avenidas Meira Junior, Treze de Maio e Capitão Salomão, além da instalação de gradil na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi; implantação de rede de esgoto e dutos de semaforização inteligente na avenida Independência e implantação de duas estações de embarque e desembarque de passageiros e de duas passarelas, facilitando o trânsito de pedestres no local.

Corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I

Avenida Fábio Barreto, entre a rua Castro Alves e a Rotatória Amin Calil – O corredor conta com 5,53 km de extensão e beneficia 19 mil usuários do transporte público. A obra contempla ainda 4 km de ciclovia, novos abrigos de ônibus e rampas de acessibilidade e passeio.

Corredor de ônibus Presidente Vargas

Implantado a partir da rua Eliseu Guilherme, seguindo até a avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva, próximo à rotatória da avenida Braz Olaia Acosta. A obra contempla a revitalização e remodelação do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. As esquinas da avenida contam com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além de semaforização inteligente.

Obras em licitação

– Corredor de ônibus da avenida Nove de Julho.

Obras em andamento:

– Corredor Norte-Sul trecho 4 – Avenida Independência, Avenida

Ligia Latuf Salomão e Avenida Braz Olaia A Costa;

– Corredor de ônibus – Eixo da avenida Saudade: compreende

também a avenida Brasil e rua São Paulo;

– Túnel para interligar as avenidas Independência e Presidente Vargas;

– Viaduto na avenida Brasil sobre a avenida Mogiana.