Ribeirão Preto abre 1.200 vagas extras de mamografia e amplia ações do Outubro Rosa

As vagas são destinadas a mulheres e homens trans de 40 a 74 anos sem queixas clínicas e que não realizam o exame há mais de dois anos

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Ribeirão Preto abre 1.200 vagas extras de mamografia e amplia ações do Outubro Rosa

A Prefeitura de Ribeirão Preto lançou a programação do Outubro Rosa 2025 com foco no rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama e liberou 1.200 vagas adicionais para mamografia.

As vagas são destinadas a mulheres e homens trans de 40 a 74 anos sem queixas clínicas e que não realizam o exame há mais de dois anos; o agendamento pode ser feito pelo portal da Prefeitura (https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/) e garante a realização do exame em até três meses.

Pacientes com dor ou nódulo devem procurar a unidade de saúde de referência para agendamento prioritário do diagnóstico. A campanha tem a meta de elevar em 10% o número de exames sobre 2024, cerca de 1.500 mamografias a mais. Em 2024, foram registradas 14.693 mamografias na faixa de 40 a 74 anos; em 2025, até julho, o município havia realizado 9.635 exames de rastreamento nesse mesmo grupo.

Além do agendamento on-line, a programação prevê ações de conscientização e serviços presenciais ao longo do mês. A abertura será no domingo, 5 de outubro, no evento “Viva a Nove!”, na Avenida Nove de Julho, das 9h às 12h. No dia 8, as atividades seguem no calçadão do Centro, das 9h às 13h. Nos dias 22 e 24, uma carreta do CDHU estacionará no Complexo Fuad Hanna para realização de mamografias sem necessidade de inscrição prévia, das 9h às 13h.

Unidades básicas também promovem ações locais: a UBS Jardim Juliana fará mesas-redondas com alunos de Enfermagem da Unaerp nos dias 8 e 9, distribuindo material informativo e brindes; a USF Fazenda da Barra realizará mutirões de Papanicolau em 8 e 22 de outubro, além de ofertar mamografias de rastreamento para mulheres acima de 40 anos com atraso no exame; o Projeto Veredas da USP apoia 40 consultas ginecológicas na manhã do dia 11. A UBS Vila Albertina organiza uma roda de conversa no dia 8, às 13h30, com participação de mulheres que venceram o câncer de mama.

Outras unidades. como a UBS Marincek e a do Simioni, intensificam atividades de prevenção, coleta de citologia oncótica e busca ativa de mulheres com exames em atraso; o Simioni realizará 250 agendamentos de Papanicolau ao longo do dia. A UBS Presidente Dutra promove uma roda de conversa no dia 23, às 8h, sobre informações e mitos a respeito do câncer de mama, com oferta de agendamento para mamografia.

A Secretaria de Saúde espera que a combinação de vagas extras e ações educativas amplie o acesso ao exame e contribua para a detecção precoce da doença em Ribeirão Preto.

Could not load content