Excesso de peso é detectado em 36% dos estudantes das 33 escolas analisadas em 2024; alimentação balanceada é ofertada em todas as unidades municipais
A Divisão de Nutrição Escolar (DNE) da Secretaria Municipal da Educação divulgou o balanço das medidas antropométricas dos estudantes acompanhados entre 2022 e 2024. A amostra foi composta por 50 unidades escolares, totalizando 17.412 aferições.
A coleta de dados é fundamental para detectar o estado nutricional dos alunos, como magreza e excesso de peso, com base em indicador de peso e altura, de acordo com idade da criança. As medidas foram coletadas em parcerias com estudantes de Nutrição das universidades USP, Unaerp, Barão de Mauá e UNIP.
Em 2024, 7.505 alunos de 0 a 14 anos, de 33 unidades escolares, foram submetidos à medição. Os resultados apontaram:
Distribuição do Estado Nutricional
1. 59% dos estudantes apresentam estado nutricional adequado para a idade, com peso dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).
2. 36% têm excesso de peso.
3. 2% estão abaixo do peso ideal.
4. 3% dos dados não foram especificados (supondo que os 3% restantes não foram mencionados).
A promoção de bons hábitos alimentares é fundamental para o desenvolvimento infantil e para a prevenção de doenças crônicas. As unidades escolares oferecem uma alimentação saudável e adequada para o aluno durante sua permanência na escola, pautada pelo Guia Alimentar Para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Aos bebês, há incentivo ao aleitamento materno. O cardápio das escolas e creches é elaborado pela equipe de nutricionistas da DNE, e inclui cardápios especiais e individualizados para diagnósticos médicos, além de adaptar cardápio para atender alunos vegetarianos ou que por motivos religiosos tenham alguma restrição alimentar.
Ao longo do ano, a DNE realizou formações com gestores escolares e cozinheiras para o incentivo da alimentação saudável direcionada e também ações educativas com os alunos e professores.
Acompanhamento ampliado
O monitoramento da antropometria nas unidades escolares foi estabelecido em 2022, e é realizado anualmente.
No primeiro ano da análise, 4.911 alunos de 18 CEIs, EMEIs e EMEFs foram submetidos à medição. Os resultados mostraram:
Distribuição do Estado Nutricional
1. 59% dos estudantes apresentaram estado nutricional adequado para a idade.
2. 39% estavam com excesso de peso.
3. 1,8% apresentavam magreza.
Em 2023, a análise foi expandida para 4.997 alunos de 20 unidades, revelando índices semelhantes aos do ano anterior:
Distribuição do Estado Nutricional
1. 59% das crianças em eutrofia (peso saudável).
2. 39% com excesso de peso.
3. 1,8% em estado de magreza.
Os dados de monitoramento norteiam os profissionais da DNE para a elaboração de formações e ações educativas que promovem a alimentação adequada e saudável. As informações obtidas serão utilizadas, ainda, para o reforço de estratégias de combate ao excesso de peso nas escolas. Para o próximo ano, novas unidades escolares integrarão o grupo monitorado.