O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria da Educação, assinou nesta sexta-feira, dia 23 de junho, o Termo de Adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), além de garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
A nova política é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação. O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino.
“Ribeirão Preto começou o ano de 2023 com um pacote de ações voltadas à recuperação da aprendizagem de todos os estudantes da Rede Municipal, como o projeto Todos Juntos, que conta com dois professores em todas as salas de aula do 1º ao 5º ano. Tivemos também a ampliação da carga horária no ensino fundamental, inserimos a recuperação paralela no contraturno e fizemos a Reestruturação da língua inglesa no fundamental, além da inserção da língua na educação infantil”, pontuou o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.
Ainda de acordo com o secretário, a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, “vem ao encontro do que já estamos desenvolvendo, com o foco na alfabetização dos estudantes, por meio do Programa Municipal de Alfabetização e Letramento, criado em 2022”.