Adolescentes de 15 a 19 anos em Ribeirão Preto já podem receber a vacina contra o HPV.
Antes limitada ao público de 9 a 14 anos, a ampliação seguiu orientações do Ministério da Saúde com objetivo de elevar a cobertura vacinal e reduzir o risco de infecções que podem evoluir para câncer de colo do útero, pênis, boca, garganta e ânus.
As doses estão disponíveis em todas as 47 salas de vacina do município, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar documento de identidade e, se houver, a carteira de vacinação.
Segundo Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), além da oferta nas unidades de saúde, haverá em breve um cronograma de vacinação em escolas estaduais para facilitar o acesso dos jovens e aumentar a adesão.
Atualmente, a cobertura entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos é de 73,56% nas meninas e 61,06% nos meninos, índices que o município busca elevar com a nova estratégia.
A gestão destaca que a ampliação da faixa etária representa uma oportunidade importante de proteção precoce contra doenças associadas ao papilomavírus humano.