Em alusão ao Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto reforça as estratégias de testagem para ampliar o diagnóstico precoce na população.

Além dos testes realizados diariamente nas unidades de saúde, estão programadas ações extramuros em pontos estratégicos da cidade.

No dia 23 de julho, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Albertina estarão no hipermercado Atacadão, situado na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), nº 4015, das 8h às 11h30, oferecendo testagem rápida para hepatites B e C.

No dia 26, os profissionais estarão na Rua Javari, em frente ao número 4.525, com o objetivo de realizar cerca de 300 testes rápidos, das 8h às 17h. Já em 28 de julho, o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) estará presente na Praça XV de Novembro para coleta de exames e orientações sobre prevenção e formas de transmissão das hepatites.

Pessoas com resultados positivos serão encaminhadas para tratamento adequado. A hepatite A é transmitida principalmente pela via fecal-oral, por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados, enquanto as hepatites B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado, relações sexuais sem proteção ou de mãe para filho durante a gestação ou parto.

A vacinação é a principal forma de prevenção: a vacina contra hepatite A é indicada para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos, e a vacina contra hepatite B está disponível para todas as idades, desde o nascimento, para quem ainda não foi imunizado.

Além disso, manter bons hábitos de higiene, consumir água potável, usar preservativos e não compartilhar objetos pessoais são medidas essenciais para evitar a doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Ribeirão Preto registrou em 2024 um total de 64 casos de hepatite B, 67 casos de hepatite C e 4 casos de hepatite A.