Ribeirão Preto está, por meio de toda a estrutura de gestão, desenvolvendo ações que contemplam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e que compõem a agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Os dados referentes à Educação foram apresentados pelo prefeito Duarte Nogueira na abertura do projeto “Ribeirão Preto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 16, na Faculdade de Direito da USP.

O encontro tem por objetivo realizar reuniões públicas de mobilização e debate sobre o processo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU na cidade e região de Ribeirão Preto. Na abertura, o objetivo da ODS debatido foi o de número 4, “Educação de Qualidade”.

“Abrimos na cidade mais dez novas escolas e iremos inaugurar mais 11, para criar 8.500 vagas entre creche e ensino fundamental”, disse o prefeito Duarte Nogueira, que enumerou ainda outros avanços alcançados na rede pública de ensino da cidade.

“Instalamos ar-condicionado em todas as salas de aula nas 118 escolas da rede municipal, implantamos o sistema Cambridge de ensino em inglês na rede, aumentamos a quantidade de aulas para cinco aulas por semana e implantamos o segundo professor nas 385 salas de aula do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, para recuperarmos os danos causados aos alunos durante a pandemia”, explicou.

O chefe do Executivo também ressaltou os avanços na segurança das escolas com a regularização das unidades escolares.

“Em 2017, das 108 escolas municipais, apenas três possuíam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e chegamos, na semana passada, a 100 escolas regularizadas”, finalizou, destacando que Ribeirão Preto já contabiliza grandes avanços, ao classificar o encontro como fundamental para o desenvolvimento das cidades no mundo inteiro.

O Oficial de Parcerias do Escritório da Coordenadora Residente das Nações Unidas no Brasil, Haroldo Machado Filho, explicou que o objetivo do projeto é articular inteligências, lideranças e elencar responsabilidades em cada um desses objetivos para que seja validada sua implementação na cidade e região.

“Promovemos a reunião de esforços para a manutenção dos objetivos que perseguimos, que foram esquecidos devido à pandemia e precisam ser retomados. Esse evento que começa hoje nos dará diagnósticos, caminhos e projetos a serem atingidos” disse.

A abertura do evento teve a participação ainda do professor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, diretor da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto, do médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, Fernando Bellissimo Rodrigues, da professora Maria Helena Palucci Marziale, representando o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, da professora Carla Aparecida Arena Ventura, do Instituto de Estudos Avançados da USP – Polo de Ribeirão Preto e do presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Alessandro da Silva Firmino.

No seminário temático, a palestra foi do secretário da Educação, Felipe Miguel, com o tema – Educação Municipal 2022 – Desafios Pós-pandemia.

Programação

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e a programação do projeto (sujeitos à alteração):

Educação de Qualidade – 16 de março de 2022

Fome Zero e Agricultura Sustentável – 23 de março de 2022

Saúde e Bem-Estar – 6 de abril de 2022

Erradicação da Pobreza – 20 abril de 2022

Trabalho Decente e Crescimento Econômico – 25 de maio de 2022

Indústria, Inovação e Infraestrutura – 11 de maio de 2022

Energia Limpa e Acessível – 8 de junho de 2022

Água Potável e Saneamento – 22 de junho de 2022

Igualdade de Gênero – 28 de junho de 2022

Redução das Desigualdades – 6 de julho de 2022

Parcerias e Meios de Implementação – 20 de julho de 2022

Cidades e Comunidades Sustentáveis – 3 de agosto de 2022

Consumo e Produção Responsáveis – 17 de agosto de 2022

Vida na Água – 31 de agosto de 2022

Vida Terrestre – 31 de agosto de 2022

Ação Contra a Mudança Global do Clima – 14 de setembro de 2022

Paz, Justiça e Instituições Eficazes – 21 de setembro de 2022