DRS XIII, regional de Ribeirão Preto, é composta por 26 municípios; oficina tem como objetivo promover encontros com lideranças, na busca de soluções para os problemas de cada município e região
Foto: Divulgação
A secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina, apresentou nesta quarta-feira, 13, durante a 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, os resultados preliminares da organização da Rede Regional de Atenção à Saúde da área de abrangência da DRS XIII – Direção Regional de Saúde de Ribeirão Preto.
A oficina tem como objetivo promover encontros com lideranças locais, na busca de soluções para os problemas de cada município e região, reduzindo custos, a desigualdade de acesso aos serviços, diminuição filas e otimização dos recursos.
As regiões da DRS XII, regional de Ribeirão Preto é composta por 26 municípios e subdividida em três regiões – Aquífero Guarani, Horizonte Verde e Vale da Cachoeiras, com cerca de 1,5 milhão de habitantes.
Segundo o estudo, Aquífero Guarani e Vale das Cachoeiras, apresentam problemas assistências prioritários relacionadas as doenças cardiovasculares e Horizonte Verde, saúde metal, portanto, toda as ações dos municípios que englobam essas regiões, estão voltadas a ações que viabilizem a melhora na assistência e correção das fragilidades na atenção primária nesses quesitos, com qualificação de procedimentos e acesso do usuário.
“Dependemos muito desse processo de pactuação para que nossa população usuária do SUS seja atendida na sua integralidade de acordo com a necessidade de cada um, todo esse processo é feito em várias mãos e Estado e Governo Federal tem sua parcela de responsabilidade, e nós, nas nossas cidades conseguimos fazer,” ressaltou Jane Cristina durante a apresentação.
O evento faz parte do Projeto de Regionalização da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) e irá pactuar os procedimentos que a região necessita, de forma compartilhada com todos os 90 municípios das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca e Barretos, por meio de um termo de acordo e compromisso de gestão.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo é otimizar os recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal).
A Oficina Macrorregional de Ribeirão Preto acontece na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, nos dias 12 e 13 de março onde estão ocorrendo eventos sobre o Projeto de Regionalização, painéis de diagnóstico da Assistência Primária a Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.
A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.