Deficiência mais comum na infância é caracterizada por alterações neurológicas que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da coordenadoria de Atenção à pessoa com Deficiência (Casdef), celebra nesta sexta-feira (6), o Dia Internacional de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral.
O Casdef convida todos a se reunirem para celebrar e apoiar as pessoas com Paralisia Cerebral, abraçar a diversidade e contribuir na construção de um futuro mais acessível para todos.
A Paralisia Cerebral (PC), deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.
Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas.
Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.
Dia Internacional de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral
A data comemorativa foi idealizada pela World Cerebral Palsy Initiative, um movimento de pessoas com Paralisia Cerebral (PC) e suas famílias, juntamente com as organizações que as apoiam em mais de 75 países, que objetiva garantir as pessoas com Paralisia Cerebral os mesmos direitos, acesso e oportunidades igual a todas pessoas na sociedade, independente de suas características.
Casdef
A Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência - CASDEF tem por objetivo geral ser o articulador da Secretaria da Saúde na rede de cuidados da Pessoa com Deficiência no município de Ribeirão Preto.
Mais informações no site https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/dps/casdef