Ribeirão Preto celebra o “Dia Mundial de Combate ao Câncer”

Ribeirão Preto celebra o “Dia Mundial de Combate ao Câncer”

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Ribeirão Preto celebra o “Dia Mundial de Combate ao Câncer”

Data foi criada para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia

Foto: Divulgação

A secretaria municipal da Saúde celebra, nesta segunda-feira, 8 de abril, o Dia Mundial de Combate ao Câncer.  A data foi criada  para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.

Procure regularmente um profissional de saúde da Atenção Primária à Saúde (Unidade Básica de Saúde ou Unidade Saúde da Família de Ribeirão Preto e cuide da sua saúde.

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.

No Brasil, para celebrar a data, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lança a publicação “Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil”. De 2019 até 2021, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), promove a campanha #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou) com o objetivo de aumentar a exposição e o engajamento social em torno da temática do câncer, incentivando a construção de consciência e de ação globais.

O slogan ‘Eu sou e eu vou’ é um apelo ao compromisso pessoal: representa o poder que uma ação individual, tomada no presente tem de influenciar o futuro. A premissa é que qualquer pessoa tem o poder de reduzir o impacto potencial do câncer na própria vida, na vida das pessoas que ama e no mundo.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

Causas:

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.

Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

12 dicas para prevenir o câncer:

–não fumar;
–adotar uma alimentação saudável;
–manter o peso corporal adequado;
–praticar atividades físicas;
–amamentar;
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
– vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
–vacinar-se contra a hepatite B;
–evitar bebidas alcoólicas;
–evitar carnes processadas;
–evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.