Ribeirão Preto celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

CASDEF tem por objetivo geral ser o articulador da Secretaria da Saúde na rede de cuidados da Pessoa com Deficiência da cidade

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

CASDEF tem por objetivo geral ser o articulador da Secretaria da Saúde na rede de cuidados da Pessoa com Deficiência da cidade

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde celebra nesta quarta-feira (11), o dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. 

Em Ribeirão Preto, a Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência - CASDEF tem por objetivo geral ser o articulador da Secretaria da Saúde na rede de cuidados da Pessoa com Deficiência no município de Ribeirão Preto.

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo do estado de São Paulo e posteriormente comemorada em todo o território nacional.
 
De acordo com o IBGE, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,92% da população. Deste total, mais de 13 milhões são deficientes físicos.

Muitos foram os avanços para o grupo nos últimos anos por meio da criação de normas, decretos e leis, como as regulamentações da Lei Brasileira de Inclusão - LBI, que dispõe, entre outros artigos: 

- Obrigatoriedade de acessibilidade em hotéis, pousadas e similares; 

- Assentos preferenciais e espaços livres para pessoas com deficiência nos cinemas, teatros, casas de shows e estádios; 

- Construção de unidades habitacionais com unidades adaptáveis, entre outros. 

Outra conquista a ser comemorada é a autorização de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço – FGTS para aquisição de próteses e órteses. 

O Brasil avança cada dia mais nas políticas de inclusão e direitos para as pessoas com deficiência, dentre elas a deficiência física. Assim, o maior objetivo da comemoração desta data é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida, a promoção dos direitos e a inclusão das pessoas com deficiência física dentro do território nacional.
Mais informação estão disponíveis no site