A pista destinada para ciclistas está presente em vários bairros da cidade
Fotos: Guilherme Sircili
Para melhorar a mobilidade e diminuir a emissão de CO2, Ribeirão Preto investiu na construção de ciclovias, com o objetivo de incentivar a utilização deste tipo de transporte. Nos sete anos foram entregues aos moradores mais de 30 quilômetros de pista exclusivas para bicicletas. No total, o município possui mais de 50 quilômetros, além dos construídos pelo Programa Ribeirão Mobilidade, a cidade já contava com 19 quilômetros.
As ciclovias estão presentes nas avenidas do Café, Dom Pedro I, Luiz Galvão César, Octávio Golfeto, Francisco Maggioni, Presidente Vargas, Magid Simão Trad, Luzitana, Cavalheiro Paschoal Innecchi, Meira Junior, Independência e Braz Olaia Acosta.
Além das ciclovias prontas e entregues aos moradores, existem 5 quilômetros construídos da ciclovia Costabile - Kennedy. De acordo com o projeto do corredor de ônibus Costabile - Kennedy, serão no total 7,2 quilômetros de ciclovia. A pista começa na praça Winston Churchill, na Lagoinha, e irá percorrer as avenidas Presidente Kennedy e Maurílio Biagi inteiras, terminando na Costabile Romano. Agora, faltam apenas alguns trechos na avenida Presidente Kennedy, onde a ciclovia será construída sobre o canteiro central, que teve galerias de águas pluviais instaladas em toda a sua extensão.
A implantação de ciclovias é uma tendência de grandes centros urbanos, que permite cada vez mais a circulação de bicicletas de forma segura, além de melhorar a fluidez do trânsito. Com a ciclovia é possível utilizar as bicicletas no deslocamento para o trabalho, lazer, dentre outras atividades.
O programa Ribeirão Mobilidade contempla 30 grandes obras, 23 delas já foram entregues à população, sendo 11 corredores de ônibus e as ciclovias.