Cidade foi coroada com título, pela Assembléia Legislativa, no dia em que completou 168 anos
Fotos: Divulgação
Ribeirão Preto agora é, oficialmente, a capital do chope e das cervejas artesanais. O título foi concedido por meio de um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa, no último dia 19 de junho, aniversário de 168 anos da cidade. A proposta agora aguarda aprovação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Para o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, esse reconhecimento só chancela a nossa mais verdadeira tradição cervejeira com o crescente movimento de produtores artesanais na cidade. “Ribeirão Preto é a sede do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) cervejeiro do interior paulista e conta ainda com o Polo Cervejeiro da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). Esse título de Capital do Chope e das Cervejas Artesanais será muito importante para promover o turismo e a cultura cervejeira, o fortalecimento da economia e a geração de novos empregos, realçando ainda mais nossa excelência na prestação de serviços, principalmente nos setores de bares, restaurantes, gastronômicos, de eventos, lazer e vida noturna”.
Segundo especialistas do setor, o município ganhou destaque como um dos grandes polos cervejeiros do Brasil, por conta de uma variedade de estilos que atualmente se consolidam em mais de 25 cervejarias. Um reconhecimento que não surgiu do dia para a noite.
A ligação de Ribeirão Preto com a cerveja começou em 1886, com a fundação da primeira fábrica na cidade, a Livi & Bertoldi. No início do século XX, a Cia. Paulista se instalou aqui, e em 1936, a Choperia Pinguim abriu as portas com a lenda de receber o chope diretamente da fábrica, por uma serpentina subterrânea. A partir daí, a cidade se uniu definitivamente à imagem de cidade cervejeira. Em 1995, foi fundada a Colorado, a primeira cervejaria artesanal local. Incentivando essa vocação, desde 2016, a cidade conta com um polo cervejeiro, que reúne 19 empresas produtoras de cerveja artesanal, que atuam em conjunto para consolidar seu espaço no mercado.
Já no século 21, Invicta, Lund, Pratinha, Walfänger, SP 330, Maltesa, BR Brew, Amarillo e outras marcas se instalaram em Ribeirão. O município também passou a receber vários festivais cervejeiros, como o Ipa Day (maior festival de cerveja estilo India Pale Ale do mundo), Craft Beer, Ribeirão Beer Festival, Nocaute e Oktoberfest.
Em pesquisa com 47 mil pessoas, em 28 países, no ano de 2021, encomendada por uma das maiores empresas de e-commerce em todos os continentes, a Booking.com, Ribeirão Preto foi eleita a maior referência, em todo o mundo, para se tomar cerveja artesanal, ficando à frente de Petrópolis, Rio de Janeiro, Munique (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica).
A elaboração do projeto de lei contou com apoio do Polo Cervejeiro do núcleo setorial criado pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP).