Iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apoia os municípios na implementação de ações que promovam segurança viária e mobilidade sustentável
Foto: Divulgação
A prefeitura municipal de Ribeirão Preto foi a única cidade do Estado de São Paulo escolhida para o Desafio BID Visão Zero e garante a participação do município na etapa 1 de capacitação.
Essa etapa, consiste no oferecimento de um programa de treinamento sobre a metodologia Visão Zero e gestão segura de trânsito. Cidades com mais de 200 mil habitantes puderam se inscrever e, no total, 12 foram selecionadas em todo o Brasil.
O Desafio BID Visão Zero é uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que busca apoiar os municípios brasileiros na implementação de ações e políticas públicas que promovam a segurança viária e uma mobilidade mais sustentável, segura e inclusiva.
Com a classificação, Ribeirão Preto estará apta a concorrer para a próxima etapa de mentoria do programa, para a realização de um projeto na cidade.
O processo de seleção avaliou o comprometimento do município com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito - PNATRANS (Lei federal 13614/2018), com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei federal 12.587/2012) e, especialmente, pela inclusão de ações direcionadas à Visão Zero no recém aprovado Plano de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto (Lei complementar 3187/2023).
Segundo o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Marques Gobbi, a escolha de Ribeirão Preto é a consequência de um trabalho conjunto de gestão.
“Estamos investindo em melhores estruturas viárias, com renovação asfáltica, em construção de corredores de ônibus para fortalecer o transporte coletivo e também em tecnologia que vai garantir maior fluidez e segurança no trânsito”, destacou Gobbi.
De acordo com a diretora do Departamento de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto, Hellem de Freitas Miranda, o Visão Zero traz um olhar mais aprofundado sobre as ações de curto e médio prazo que buscam garantir um trânsito mais seguro e sustentável.
“O Plano de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto é uma conquista para todos nós, e, principalmente, para pedestres e ciclistas. Estamos participando da construção de uma cidade mais amigável e com menos violência no trânsito”, afirmou Miranda.
Além de Ribeirão Preto, foram escolhidos os municípios de Belém (PA), Blumenau (SC), Boa Vista (RR), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Contagem (MG), Foz do Iguaçu (PR), Joinville (SC), Londrina (PR), Novo Hamburgo (RS) e Recife (PE).