A RP Mobi informou que vai realizar no próximo dia 27 de janeiro a prova de conceito do primeiro radar fixo de velocidade instalado em Ribeirão Preto. O equipamento está em operação no sentido bairro-Centro da Avenida Marechal Costa e Silva, na região do Tanquinho, mas a autuação por excesso de velocidade não será aplicada durante os testes.
A placa indica limite de 60 km/h. A avaliação técnica e de software visa confirmar a capacidade operacional da empresa pré-selecionada na licitação, o Consórcio RP Vias Inteligentes, antes da assinatura do contrato. A pré-seleção ocorreu em 12 de janeiro, quando essa proposta apresentou o menor preço.
Segundo a prefeitura, o projeto municipal prevê a implantação e manutenção de 70 radares fixos, 40 equipamentos híbridos (que também fiscalizam avanço de sinal e parada sobre faixa de pedestres), 40 redutores eletrônicos que alertam motoristas em excesso de velocidade, cinco leitores automáticos de placas para faixas exclusivas e duas lombadas móveis eletrônicas.
A expectativa é substituir gradualmente os radares móveis ao longo do ano, com a formalização do contrato ocorrendo apenas se a prova de conceito for bem-sucedida.