Foi divulgada pela organização Comunitas, nesta sexta-feira, dia 14 de janeiro, os seis municípios selecionados que participarão do Programa de Inovação para a Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público. Além de Ribeirão Preto, que se inscreveu por meio da Secretaria da Administração, foram selecionadas as cidades de Campinas/SP, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Niterói/RJ e Pelotas/RS. Os critérios foram definidos pela Comunitas, em parceria com a Fundação Lemann.

A iniciativa tem como objetivo destacar municípios com lideranças engajadas e que demonstram compromisso com a transformação da gestão de pessoas. Dentre as características relevantes para o processo, estão o potencial de efeito multiplicador dos gestores municipais, fomento das prefeituras às ações voltadas à inovação, que tenham disposição de conduzir processos de experimentação, geração de novas ideias, além do fomento à pluralidade de perfis de liderança.

Para o prefeito Duarte Nogueira, estar entre os municípios selecionados demonstra que Ribeirão Preto tem cumprido sua proposta de valorizar e executar políticas públicas para a gestão de pessoas. “O resultado comprova o empenho da nossa equipe, bem como iniciativas exitosas, que nos motivam a crescer ainda mais”, destaca o chefe do Executivo.

As próximas etapas compreenderão: a escolha dos desafios, prevista para acontecer entre janeiro e fevereiro; incubação de projetos-piloto, prevista para acontecer a partir de março e gestão do conhecimento e disseminação, prevista para acontecer ao longo de todo o programa (janeiro a setembro), quando serão elaborados diversos produtos de conhecimento para auxiliar os municípios, como um Cardápio de Soluções e uma Trilha de Aprendizado, ambos que serão disponibilizados na Plataforma Rede Juntos.

A Comunitas é uma organização sem fins lucrativos, apartidária e independente que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Formada por uma aliança de lideranças empresariais brasileiras que se dedica a investir tempo e competência técnica, visa a melhoria das administrações públicas municipais e estaduais brasileiras. Atualmente, a Comunitas apoia 34 prefeituras e cinco governos estaduais. São mais de 200 frentes de trabalho nos temas mais diversos como finanças, saúde, educação, desenvolvimento urbano, engajamento cidadão, meio ambiente, entre outros.