Ribeirão Preto inaugura URA no NGA-59 para reduzir internações e organizar fluxo de emergência

A unidade atende até 60 pacientes por dia, de segunda a domingo, das 7h às 19h

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto inaugura URA no NGA-59 para reduzir internações e organizar fluxo de emergência

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, colocou em funcionamento a URA (Unidade de Retorno Assistencial), instalada no NGA-59, no bairro Campos Elíseos. O serviço começa a operar como etapa intermediária entre as altas das UPAs e a necessidade de internação hospitalar, com objetivo de reduzir ocupações desnecessárias de leitos.

A unidade atende até 60 pacientes por dia, de segunda a domingo, das 7h às 19h, com equipes formadas por médicos, enfermeiros e profissionais de apoio multiprofissional. O atendimento é direcionado a pessoas encaminhadas pelas Unidades de Pronto Atendimento que precisam de acompanhamento clínico, observação com exames seriados ou reavaliação médica, mas cuja condição não exige, de imediato, internação.

Entre os casos previstos para cuidado na URA estão dores torácicas de menor risco, crises asmáticas leves a moderadas, infecções sem sinais de sepse, dores abdominais inespecíficas e descompensações glicêmicas de menor gravidade. Segundo o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, a nova unidade permite organizar melhor o fluxo assistencial, garantindo monitoramento e protocolos definidos para continuidade do cuidado, ao mesmo tempo em que preserva leitos hospitalares para pacientes mais graves.

A Prefeitura informou que a criação da URA integra ações para fortalecer a rede de urgência municipal e desafogar a ocupação hospitalar, oferecendo uma alternativa segura para pacientes que precisam de observação prolongada sem, necessariamente, serem internados.