Ribeirão Preto inicia operação com os primeiros ônibus elétricos do transporte público

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi, entregou oficialmente os quatro primeiros ônibus 100% elétricos que passam a integrar a frota do transporte coletivo urbano da cidade

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto inicia operação com os primeiros ônibus elétricos do transporte público

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi, entregou oficialmente os quatro primeiros ônibus 100% elétricos que passam a integrar a frota do transporte coletivo urbano da cidade.

A cerimônia ocorreu em frente à Catedral Metropolitana e contou com a presença do prefeito Ricardo Silva, do superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, além de representantes das concessionárias responsáveis pelo serviço.

Esses veículos fazem parte do programa EcoBus, Mobilidade Sustentável e representam o início de uma nova fase do transporte público local, focada em inovação, conforto e sustentabilidade. Os ônibus modelo ANKAI OE-12 têm capacidade para até 78 passageiros, incluindo 34 assentos, e são equipados com ar-condicionado, wi-fi, entradas USB, plataforma elevatória para pessoas com deficiência e sete câmeras internas.

Além disso, não emitem poluentes e possuem condução silenciosa, características que melhoram a experiência do usuário e contribuem para a qualidade de vida na cidade. Durante a solenidade, o prefeito Ricardo Silva destacou o compromisso da administração municipal com a modernização do sistema e a priorização do passageiro, ressaltando que os novos veículos facilitarão o acesso dos usuários aos seus destinos.

Após a entrega simbólica das chaves, foi realizada uma volta experimental pelas principais ruas do centro com técnicos, imprensa e convidados. As linhas que já contam com os ônibus elétricos são: 901 – Norte-Sul 1A, 904 – Leste-Oeste 2, 104 – Jardim Canadá e 30, Jardim Nova Aliança.

O programa EcoBus reforça o empenho da Prefeitura em reduzir as emissões de gases poluentes e promover soluções de mobilidade urbana sustentáveis e acessíveis. Para mais informações sobre o transporte coletivo, a população pode ligar para o telefone 0800 16 16 001.