Ribeirão Preto lança o sistema “Empresa Fácil” e o decreto “Classificação de Risco”

Ribeirão Preto lança o sistema “Empresa Fácil” e o decreto “Classificação de Risco”

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Ribeirão Preto lança o sistema “Empresa Fácil” e o decreto “Classificação de Risco”

O programa totalmente digital vai agilizar a abertura de novas empresas no município

Foto: Guilherme Sircili

Foi lançado nesta quinta-feira, 21 de dezembro, no Teatro Bassano Vaccarini, na Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), o Programa Empresa Fácil, desenvolvido com o objetivo de facilitar, agilizar e levar mais conforto para os empreendedores e contabilistas do município. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento.

O Programa Empresa Fácil, permitirá que todo o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas seja efetuado de forma totalmente online, com rotinas automatizadas apoiadas em geoprocessamento, que reduzem a burocracia, garantindo o desenvolvimento sustentável da cidade.

A partir desta inovação, Ribeirão Preto passa a ter um sistema ágil, fácil e seguro para realizar as operações de abertura de empresas, promovendo incremento positivo na segurança e transparência em todos os trâmites relacionados ao estabelecimento de uma atividade econômica em nossa cidade.

A plataforma elimina a burocracia e a necessidade do empreendedor de passar por vários órgãos públicos, tudo é feito online, graças à integração com sistemas eletrônicos dos órgãos emissores de laudos estaduais e municipais.

De acordo com o secretário da Inovação e Desenvolvimento, Leonidas Chaves de Oliveira Neto, este sistema faz parte de um pacote de ações que o poder público municipal já vem realizando. “Primeiro a regulamentação da lei da liberdade econômica, melhorias dos processos internos e integração de dados, e hoje, como mencionado, a assinatura deste decreto narra a regulamentação de procedimentos, inscrições, alteração cadastral, encerramento e licenciamento de empresas fixa a classificação de risco das atividades econômicas. “Hoje, a partir da assinatura do decreto, teremos 1.067 classificações de baixo risco. Vocês imaginem o impacto disso dentro do trabalho de empreendedorismo, favorecendo a economia do nosso município”, afirma o secretário.

O Empresa Fácil será responsável também por efetuar a análise de viabilidade de forma automática, trazendo ao empreendedor municipal a possibilidade de saber se a futura empresa poderá funcionar no endereço pretendido antes mesmo de alugar ou adquirir o imóvel. 

Além disso, o software é integrado à plataforma da Jucesp, que também possibilitará automatizar as respostas de viabilidade da Prefeitura no VRE, além de indicar quais os encaminhamentos e órgãos responsáveis pelos laudos e licenciamentos necessários.   

O prefeito Duarte Nogueira, presente na cerimônia de lançamento e assinatura do decreto, destacou a importância de ter uma cidade inteligente. “Com o investimento feito pelo governo municipal na ordem de R$ 1.651.320,00 para implantar o programa Empresa Fácil, transformou Ribeirão Preto, na cidade menos burocrática de todas as brasileiras acima de 500 mil habitantes, e a terceira em relação aos 5.568 do país, o que não é pouca coisa”, afirma o chefe do executivo.

O programa Empresa Fácil utiliza modernas tecnologias para reduzir os entraves burocráticos e destravar o potencial de desenvolvimento econômico.  Para a abertura de empresa, é muito importante dar transparência para as cinco etapas que formam este processo. "O município é peça fundamental, até porque, três etapas são realizadas aqui, ou seja, a desburocratização passa ser fundamental. Ribeirão Preto assumiu o desafio do governo digital e de protagonista no fomento do empreendedorismo. São ações efetivas de transformação para que Ribeirão seja uma cidade mais moderna e acolhedora”, afirma Catarina Medeiros, diretora da Mitra Sistemas.

No mesmo dia do lançamento, aconteceu também um workshop direcionado para que contadores e contabilistas, com o objetivo de explicar passo a passo, como funciona e opera o sistema de software que foi desenvolvido pela empresa Mitra Sistemas.