Ribeirão Preto lidera qualidade de vida entre grandes cidades brasileiras, segundo IPS

Ribeirão Preto se destaca como a cidade brasileira com mais de 500 mil habitantes, excluindo capitais, que apresenta a melhor qualidade de vida, conforme o Índice de Progresso Social (IPS)

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto lidera qualidade de vida entre grandes cidades brasileiras, segundo IPS

Ribeirão Preto se destaca como a cidade brasileira com mais de 500 mil habitantes, excluindo capitais, que apresenta a melhor qualidade de vida, conforme o Índice de Progresso Social (IPS). No ranking geral, incluindo as capitais, apenas Curitiba supera Ribeirão Preto, com 69,89 pontos ante 69,57 da cidade paulista, em uma escala que varia de 0 a 100.

O IPS avalia três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. Ribeirão Preto obteve 82,16 pontos em necessidades humanas básicas, 70,8 em fundamentos do bem-estar e 55,74 em oportunidades. O estudo considerou dados de 5.570 municípios brasileiros, utilizando 57 indicadores sociais e ambientais provenientes de fontes oficiais e institutos de pesquisa, como DataSUS, Ministério da Saúde, Inep, entre outros.

Diferentemente de indicadores econômicos como o PIB ou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o IPS mede resultados concretos relacionados ao social e ao ambiental, servindo de orientação para gestores públicos, investidores sociais e organizações civis.

Além de Ribeirão Preto, outras cidades com mais de 500 mil habitantes também se destacaram no índice, como Campinas (68,74), Uberlândia (68,53) e São Bernardo do Campo (68,34).

Este levantamento reforça a posição de Ribeirão Preto como referência em qualidade de vida no interior do país, oferecendo indicadores positivos em áreas essenciais para o bem-estar da população.