Encontro aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de novembro em Sumaré e teve a participação dos delegados eleitos na Conferência Municipal
Foto: Divulgação
Ribeirão Preto, através dos delegados eleitos na última Conferência Municipal de Assistência Social, esteve presente na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Conseas) e com apoio do Governo do Estado. Cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes em Sumaré, no Centro de Eventos Estância Árvore da Vida. O encontro aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de novembro.
Durante três dias, 900 delegados e mais de 1000 outros participantes discutiram propostas a serem apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada, no início de dezembro, em Brasília.
O evento esteve sob o tema central: “Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Durante a conferência foram discutidos cinco eixos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre segmentos, Serviços, programas e projetos, Benefícios e transferência de renda.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, participou da abertura da conferência e defendeu a valorização dos profissionais da assistência social e a PEC que destina 1% do orçamento da União para o SUAS. “O SUAS atende as pessoas que mais precisam, que estão na ponta. Precisamos também valorizar, reconhecer e cuidar de quem cuida”, afirmou.
Os debates na 13ª Conferência continuam até quinta-feira quando serão definidas as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional e também serão definidos os delegados das 26 DRADS (Diretorias Regionais de Assistência Social) que irão participar do evento.
No primeiro dia, foi realizada uma roda de conversa sobre o SUAS, comandada pela professora Adailza Sposati, na qual também participaram autoridades do Conseas, como Edson Gonçalves Pelagalo, vice-presidente.
Participaram ainda da abertura do evento: José Arimatéia, representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil; Márcio Masella, presidente do Conseas; Magali Basile, representante do CNAS e presidente do COEGEMAS (Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social); Jakeline Andressa Colucci, presidente do CMAS de Sumaré; Ana Cléia Meneghetti, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Sumaré; Dênis Silva, promotor de justiça de Fernadópolis; Mario Lopes, representante do fórum dos usuários do SUAS; Edvaldo Santos, conselheiro do Conseas, representante dos usuários da população em situação de rua; Patrícia Silva, conselheira estadual- representante do segmento dos trabalhadores do SUAS; Aleandra, representante das mulheres pretas; Núbia, representante do grupo LGBTQIA+; Marcelo Panico, conselheiro e representante da organização social Dorina Nowill.
Ribeirão Preto foi representada por Fábio de Jesus Silva, Gersoel da Silva Pereira, Vivian Jaine Guidetti, Márcia Cristina Fernandes Pier, Thais Campos Mourão de Oliveira , Alessandra Roberto Mattos, Carolina Ferrari Moretto e Valeria de Oliveira Brito Camilo, delegados eleitos na última Conferência Municipal de Assistência Social.
Márcia Pieri, fundadora e atual coordenadora geral da Associação Programa de mãos estendidas; eleita conselheira municipal do CMAS, foi uma das eleitas para participar do evento estadual. “As organizações da sociedade civil de assistência social foram por mim representadas na 13ª Conferência Estadual e, além do esforço para aprovar propostas de fortalecimento da política pública do SUAS para nossa Ribeirão Preto, foi consolidada a verdade que as entidades fazem parte da construção do SUAS, e que as parcerias do poder público com o terceiro setor precisam ser valorizadas”, comentou. Márcia também foi eleita para representar as entidades na Conferência Nacional de Assistência Social que acontecerá nos dias 05 a 08/12, em Brasília.
“Ribeirão Preto foi um exemplo dentro dos votos, na proposta, foi específico para que a Conferência acontecesse com excelência. A capital se pronunciou, mas o interior foi com muita vontade de fazer com a assistência social seja valorizada. No pós conferência teremos tranquilidade para fazer um trabalho de força e planejamento. Como DRADS agradeço os municípios participantes para representarmos a força da nossa região”, Jean Alex dos Santos Diretor da DRADS – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social.