Ribeirão Preto participa da 2ª Reunião Descentralizada do Conselho Estadual do Idoso

Evento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Ribeirão Preto participa da 2ª Reunião Descentralizada do Conselho Estadual do Idoso

Evento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo

Foto: Divulgação

Ribeirão Preto participou da 2ª Reunião Descentralizada do Conselho Estadual do Idoso, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Participaram do encontro a Glaucia Berenice, secretária municipal de Assistência Social e Gislene Regina Mazer Ribeiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso estiveram no encontro.

O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, no Teatro Municipal de Caraguatatuba, litoral norte do Estado. Foram discutidas as propostas e diretrizes do CEI-SP para o exercício 2023/2024. A programação contou com palestras sobre como tornar os fundos municipais da pessoa idosa instrumentos de captação de recursos e debate sobre outros temas como envelhecimento saudável, velhice LGBT, desafios no trabalho das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), além de rodas de conversa sobre experiências de sucesso.

“Os conselheiros municipais receberão orientações, suporte e formação de modo a prepará-los para a elaboração de políticas públicas efetivas para a população idosa de nossos territórios”, explicou a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kelen Garcia.

O Fundo do Idoso financiará projetos em um total de R$ 30 milhões. “Fiquei muito feliz em participar da 2º Reunião Descentralizada Do Conselho Do Idoso. O envelhecimento populacional é uma realidade e precisamos dar visibilidade às demandas da população idosa no nosso estado. A reunião permitiu, além de alcançar esse objetivo, também conhecer a realidade de outros municípios e fazer uma troca de experiências, o que vai nos permitir propor políticas mais suficientes”, revela Gislene.  

Glaucia Berenice falou sobre a importância da troca que existe em reuniões como esta. “É fundamental participarmos de eventos que fortalecem e favorecem as discussões a respeito das políticas públicas para os idosos. Toda e qualquer oportunidade de troca de experiências fomenta o crescimento das discussões e a sociedade toda tem um ganho. Foi importante participar para buscar recursos financeiros e poder ampliar nosso atendimento”, conclui.

A primeira Reunião Descentralizada do Conselho Estadual do Idoso (CEI-SP) foi realizada em março deste ano em São Carlos, e reuniu cerca de 100 representantes de Conselhos Municipais de todo o estado.