Ribeirão Preto participa de projeto de fomento à leitura

Ribeirão Preto participa de projeto de fomento à leitura

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Ribeirão Preto participa de projeto de fomento à leitura

Iniciativa reuniu entidades do segmento literário, na Escola Estadual Professora Nair Guilhermina Nogueira, no Jardim Aeroporto

Foto: Guilherme Sircili

Uma iniciativa de fomento à leitura e aproximação das entidades do segmento literário com as escolas da cidade, teve início nesta quarta-feira, dia 20 de março. Alunos e profissionais da Escola Estadual Professora Nair Guilhermina Nogueira, no Jardim Aeroporto, receberam o prefeito Duarte Nogueira, bem como secretários municipais e representantes de entidades ligadas à educação e literatura, para uma integração e ações de fomento à leitura.

No encontro houve a doação de livros pelas Academias, escritores e Instituto do Livro de Ribeirão Preto, além da divulgação, junto aos alunos, do Concurso Literário “Profa. Zoraide Rocha de Freitas”, da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto; onde os alunos vêm à FIL e os escritores vão às escolas. O autor homenageado na FIL 2024, Perce Polegato, falou sobre a importância da leitura na vida dos alunos. Perce é escritor de Ribeirão Preto, professor graduado em Letras, especializado em Estudos Literários e autor de diversos livros de romance, contos e poesia.

Em conversa com os alunos, o prefeito Duarte Nogueira, falou sobre a importância do aprendizado e das boas escolhas. “Desejo a vocês o melhor destino possível. O nosso destino são as escolhas que fazemos e o meu pai sempre dizia que o destino de cada um é o nosso caráter. E o caráter é o que forma a nossa vida ao longo do nosso aprendizado, junto à nossa família, em termos de valores, de ética e conduta, escolhas corretas que fazemos para buscar nossa felicidade, vencer e prosperar, além daquilo que aprendemos na escola, com o convívio com nossos colegas. Somos durante a nossa vida, a história que a gente tem para contar. E eu espero que as histórias que vocês tenham para contar sejam as melhores possíveis, que façam boas escolhas, se dediquem em aprender, absorver boas informações e ajudem a construir uma nação cada vez melhor”.

Estiveram presentes, o secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata; o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel; a secretária adjunta da Cultura, Gislaine de Oliveira; a superintendente do Instituto do Livro, Cristiane Framartino Bezerra, além da presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras, Dra. Fernanda Ripamonte; Professora Maria Débora Vendramini Durlo, representando a Academia Ribeirão-pretana de Educação; a presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, Dra Eliane Ratier; presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, Profa. Maris Ester Souza e a presidente da União dos Escritores Independentes, Presidente Profa. Helena Agostinho.