Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), está em busca de um novo imóvel para abrigar o Centro POP, serviço que oferece atendimento diurno à população em situação de rua.
A iniciativa integra um esforço mais amplo de reestruturação do acolhimento social na cidade, visando garantir um local com maior capacidade, acessibilidade e que atenda às normas sanitárias e legais.
A atual gestão identificou diversos problemas no prédio utilizado atualmente, situado na Avenida Capitão Salomão, nos Campos Elíseos. Além disso, foi constatado que um imóvel alugado anteriormente pela administração passada, localizado na Rua Luiz Gama, nunca foi utilizado para o atendimento previsto, ficando fechado e sofrendo danos, como furto de fiação. Em resposta, a Prefeitura formalizou a devolução do imóvel e instaurou uma sindicância para apurar possíveis irregularidades no uso dos recursos públicos relacionados.
Até o momento, a Semas já avaliou três imóveis que atendem aos requisitos necessários para o funcionamento do Centro POP, tendo como prioridade a localização central para facilitar o acesso dos usuários. O secretário municipal de Assistência Social, Júlio Balieiro, ressalta que, além da busca por um espaço adequado, a gestão ampliou em 150 o número de vagas em casas de passagem para oferecer atendimento mais digno e eficiente.
A Prefeitura reforça que continua as negociações para definir rapidamente um local que ofereça condições apropriadas de higiene, acessibilidade e estrutura para o acolhimento diário da população vulnerável de Ribeirão Preto.