Ribeirão Preto prorroga vacinação contra HPV para adolescentes até junho de 2026

As doses estão disponíveis, sem necessidade de agendamento, nas 39 salas de vacina do município

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto prorroga vacinação contra HPV para adolescentes até junho de 2026

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos até junho de 2026. A ação, feita em conformidade com orientação do Ministério da Saúde, tem como objetivo aumentar a adesão entre jovens que não foram vacinados na faixa etária originalmente recomendada (9 a 14 anos).

As doses estão disponíveis, sem necessidade de agendamento, nas 39 salas de vacina do município. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade e, quando disponível, a carteira de vacinação. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, a extensão do prazo busca alcançar quem perdeu a oportunidade de se imunizar na infância e adolescência, ampliando a proteção coletiva.

A vacina contra o HPV é aplicada em dose única para essa faixa etária e é considerada a principal ferramenta de prevenção contra infecções persistentes do vírus e lesões que podem evoluir para cânceres como o de colo de útero, ânus, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais. Apesar de constar no calendário nacional, a cobertura vacinal ainda é insuficiente no país e no município.

Em Ribeirão Preto, a cobertura atual é de 75,45% entre as meninas e 62,94% entre os meninos. A prefeitura reforça que a prorrogação deve contribuir para elevar esses índices e reduzir, a médio e longo prazo, a incidência de tumores relacionados ao HPV.