Ribeirão Preto publica talões para multar e apreender quem fizer 'rabeira' em ônibus

A publicação no Diário Oficial confirma que, além de multa, o equipamento usado poderá ser recolhido pelas autoridades

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto publica talões para multar e apreender quem fizer 'rabeira' em ônibus

A Prefeitura de Ribeirão Preto formalizou os talões de multa e de apreensão que serão usados na fiscalização da chamada “rabeira”, prática em que ciclistas, patinadores ou praticantes de skate se penduram em ônibus em circulação.

A publicação no Diário Oficial confirma que, além de multa, o equipamento usado poderá ser recolhido pelas autoridades. A lei municipal prevê penalidade de R$ 518,28 (equivalente a 14 UFESPs). Além do valor fixo, o infrator terá de arcar com taxa de remoção e diárias de estadia no pátio; em caso de reincidência no prazo de 12 meses, a multa dobra.

A norma também autoriza a apreensão de bicicletas, patinetes, skates ou equipamentos similares. Se o proprietário não retirar o bem no prazo de 60 dias, o artigo prevê que ele poderá ser encaminhado a leilão. A fiscalização, no entanto, ainda não havia sido iniciada até a última atualização: a operação já havia sido adiada em duas ocasiões por um “problema técnico operacional”, segundo comunicado anterior da RP Mobi, responsável pelo transporte.

Moradores seguem compartilhando flagrantes da prática nas redes sociais, e autoridades municipais reforçam que a medida visa reduzir riscos de acidentes e preservar a segurança no transporte coletivo.