Nos dias 25 e 26 de julho de 2025, o Espaço Escada, no centro de Ribeirão Preto, sediou a 18ª edição da VERBO, Mostra de Performance Arte, evento que contou com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.

Pela primeira vez na cidade, a mostra reuniu 25 artistas brasileiros e estrangeiros em apresentações ao vivo, projeções e experimentações artísticas que exploraram temas como corpo, território, memória e resistência.

Idealizada pela Galeria Vermelho, de São Paulo, a VERBO é reconhecida como a principal e mais duradoura mostra de performance do país. Entre os destaques da programação estiveram os artistas locais Renata Martelli e Cleido Vasconcelos, além da argentina Maja Lascano. Com curadoria de Marcos Gallon e Samantha Moreira, o evento apresentou performances presenciais e trabalhos audiovisuais, com entrada gratuita.

Maria Eugênia Biffi, secretária da Cultura e Turismo, destacou a importância da mostra para a cidade: "Receber a VERBO em Ribeirão Preto amplia as possibilidades de fruição artística, promovendo uma arte conectiva, diversa e que dialoga diretamente com o público, incentivando reflexões e novas compreensões sobre o fazer artístico".

A mostra integra o circuito nacional da VERBO, que já passou por São Paulo e seguirá para Fortaleza e São Luís em setembro.

Programação resumida:

  • 25 de julho (sexta-feira): Mostra de vídeos às 19h e apresentação oficial às 19h30 com Marcos Gallon e Eduardo Brandão.
  • 26 de julho (sábado): A partir das 20h30, performances de Paola Junqueira, Vicente Lima, Cleido Vasconcelos e Renata Martelli.

O evento aconteceu na Rua Campos Salles, 315, Centro, e teve entrada gratuita, sujeita à capacidade do local.