"Santander Datagro; Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol" debateu a safra de cana referente aos anos 2024 e 2025
Foto: Fernando Gonzaga
Ribeirão Preto sediou a 8ª edição do Santander Datagro - Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol, que marca o início do planejamento do setor sucroenergético brasileiro. Além do prefeito Duarte Nogueira, o evento reuniu empresários, executivos de usinas, produtores, fornecedores de cana e lideranças políticas que apresentam insights exclusivos sobre a safra de cana atual e do próximo ano.
“Cada edição realizada desse evento, se fortalece pela importância desse setor precioso, o setor sucroenergético do nosso país. A previsão de safra desse ano estará na ordem de 600 milhões de toneladas no centro sul, e isso torna vigorosa a nossa capacidade de energia limpa. O Brasil tem hoje quase metade da sua matriz energética limpa, 48% já é de fonte limpa. A nossa matriz elétrica já está em 92 % limpa, ou seja, estamos em uma agenda muito mais avançada que qualquer país do nosso planeta. Temos uma responsabilidade planetária de elevar a sustentabilidade, gerar empregos e trazer estabilidade geopolítica e econômica”, destacou o prefeito Duarte Nogueira, durante a abertura do evento.
Os palestrantes também debateram sobre temas relacionados aos fundamentos do mercado mundial, sustentabilidade no setor sucroenergético, avanço de tecnologias na área agrícola, financiamento e diversificação no uso de biocombustíveis.
Dentre os participantes estiveram presentes, Plinio Nastari, presidente da DATAGRO; Guilherme Piai, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que esteve representando o governador Tarcísio de Freitas; Maurílio Biagi, empresário; entre outas autoridades.
Em 2023, a 7ª edição do evento reuniu mais de 70 palestrantes, mais de 1700 participantes, e 18 horas de conteúdo.