O município foi destaque como “agentes do ecossistema mais reconhecidos pelas startups e corporações premiadas no Ranking por sua contribuição em suas trajetórias”
Foto: Divulgação
Ribeirão Preto está entre as cidades que mais contribui com a inovação no país. É o que aponta o Ranking 100 Open Startups que avalia o desempenho das startups em relação ao mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups.
O município foi destaque como “agentes do ecossistema mais reconhecidos pelas startups e corporações premiadas no Ranking por sua contribuição em suas trajetórias” na categoria Top Open Cities, a frente de cidades como Santos e Sorocaba; e capitais como Rio de Janeiro e Recife.
A premiação aconteceu no Rio de Janeiro, na última semana, e contou com a presença do secretário de Inovação e Desenvolvimento, Leônidas de Oliveira Neto, representando o prefeito Duarte Nogueira.
“É um prêmio de relevância nacional que mostra o potencial de Ribeirão Preto, que além da capital do agronegócio, hoje vem comprovando como uma cidade inovadora. Isso é resultado de uma gestão voltada para ajudar o empreendedor e as startups no desenvolvimento de suas ações”, explicou o secretário que está realizando, em parceria com o Supera Parque, o mapeamento do ecossistema de inovação na cidade. Atualmente, Ribeirão Preto possui, 298 startups, sendo 78 instaladas no Supera Parque
Entre as ações de fomento do setor, a Prefeitura também sancionou em agosto, a Lei Inova Cidade, para viabilizar a disponibilização gratuita de “Wi-Fi” em espaços públicos e outras iniciativas nas áreas de inovação, empreendedorismo e transformação digital em prol da população e da modernização administrativa. Também foi sancionado o Decreto de Liberdade Econômica que promove a desburocratização na abertura de novas empresas, permitindo mais agilidade na aprovação de instrumentos complementares como regulamentos, portarias e comissões.
Sobre o Prêmio:
O Ranking 100 Open Startups é a maior e principal fonte de dados sobre open innovation na América Latina, com grande credibilidade e destaque na imprensa, e é utilizado como referência por empresas e investidores que buscam startups.