Missão Gênese estimula o conhecimento, a cultura do autocuidado e a prevenção do câncer de forma lúdica, por meio de novas tecnologias e da gamificação
Foto: Guilherme Sircili
Conscientizar adolescentes sobre a cultura do autocuidado e da qualidade de vida, com foco na promoção de saúde e prevenção do câncer. Esse é o objetivo do Missão Gênese, iniciativa do Hospital do Amor de Barretos que, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e as secretarias municipais da Educação e da Saúde, tem sua estrutura, uma carreta lúdica, instalada, nesta semana, na Escola Municipal Doutor João Gilberto Sampaio, onde cerca de 500 alunos do ensino fundamental participam de atividades que fomentam a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção de câncer.
Nesta terça-feira, 25, os alunos puderam conhecer o projeto e participar de uma atividade educacional ministrada pelo grupo de contadores de histórias do Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto. “A Missão Gênese tem proporcionado positivos resultados na disseminação de práticas para prevenção e promoção de saúde, levando informações com objetivo de mudar esse quadro de câncer que é tão crítico no país”, destaca o coordenador do Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor de Barretos, Gerson Lúcio Vieira.
A iniciativa faz uso da gamificação para proporcionar uma experiência que visa abordar o tema central, transformando estudantes do Ensino Fundamental em agentes de uma aventura de investigação científica. A mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes proporcionam um maior envolvimento dos participantes com o tema, além de uma melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida.
“A Missão Gênese cumpre seu objetivo de comunicar, de maneira didática e lúdica, sobre um tema delicado e complexo para os jovens, que são grandes protagonistas na disseminação de informações e futuros formadores de opinião”, afirmou o prefeito, Duarte Nogueira, que conheceu cada uma das etapas da Missão.
Missão Gênese – iniciado em 2017, o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica” surgiu da necessidade de aproximar o público jovem do conhecimento produzido no Hospital de Amor. Diante disso elaborou-se um trabalho de imersão a bordo de uma unidade móvel voltado aos adolescentes, de 11 a 15 anos, com objetivo de difundir a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção de câncer. O trabalho acontece preferencialmente em escolas, onde os professores, gestores e funcionários são capacitados previamente, por meio de um curso oferecido em modalidade EaD, a fim de que a Missão Gênese seja apresentada. Os temas abordados durante a experiência oferecida pela Missão Gênese, que dura aproximadamente 40 minutos, são inseridos por meio de jogos interativos dispostos em cinco setores e a magia principal ocorre no setor 3, que é dividido em 6 estações de jogos. Dessa forma, são formados vários grupos de estudantes para realização das atividades na unidade móvel.
O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Amor foi criado na década de 1960 e atualmente é uma referência latino-americana em oncologia, atendendo mais de seis mil pacientes por dia gratuitamente. A entidade recebe pessoas de todo o Brasil e de outros países da América do Sul, com tratamento de excelência e humanização – os maiores diferenciais da instituição.