Evento aconteceu no Centro Universitário Barão de Mauá; objetivo foi integrar profissionais de saúde e comunidade para incentivar aleitamento materno
Fotos: Divulgação
Aconteceu nesta quinta-feira, 3 de agosto, o VII Encontro Municipal de Aleitamento Materno, realizado no Centro Universitário Barão de Mauá.
Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Aleitamento Materno, o evento faz parte das atividades comemorativas da Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorado entre 1 e 7 de agosto e reuniu cerca de 220 profissionais da rede pública e instituições parceiras.
“A semana tem como objetivo integrar os profissionais de saúde e toda a comunidade para o incentivo ao aleitamento materno”, comenta a enfermeira Lilian Pimenta Nogueira, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde.
Apresentação
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) teve início em 1992 atendendo as necessidades de se otimizar os princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990). Desde 1992, a SMAM é comemorada no mundo representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento.
A Semana Mundial é uma iniciativa da Aliança Internacional de Ação para o Aleitamento (WABA) e desde sua criação, a cada ano vem trabalhando com ênfase em um tema relacionado ao aleitamento materno.
Para a realização das atividades da SMAM, os aliados da WABA Brasil, contam com o apoio e parceria do Ministério da Saúde, IBFAN, Secretaria Estadual e Municipal da Saúde, instituições de ensino, maternidades, dentre outras. Em Ribeirão Preto, as atividades comemorativas da SMAM possuem frequência anual e acontecem desde 1996.
Neste ano, o tema indicado pela WABA é “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”.
Objetivos da SMAM
INFORMAR – as pessoas sobre as perspectivas de mães e pais com trabalho remunerado a respeito da amamentação e o envolvimento de ambos nessa prática;
BUSCAR – a licença remunerada ideal e o apoio no local de trabalho como ferramentas importantes para permitir amamentar com sucesso;
ENVOLVER-SE – com indivíduos e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho;
POR EM PRÁTICA – ações para melhorar as condições de trabalho e apoio relevantes para a amamentação.