Ribeirão Preto registrou 11 mães adolescentes em outubro; bebê mais novo nasceu de mãe de 14 anos

O restante dos casos entre adolescentes envolveu nove jovens de 17 anos.

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto registrou 11 mães adolescentes em outubro; bebê mais novo nasceu de mãe de 14 anos

Ribeirão Preto registrou 11 mães adolescentes durante o mês de outubro, segundo dados do Painel de Nascidos Vivos. O levantamento apontou que a mãe mais jovem tinha 14 anos, o parto foi registrado na zona Sul da cidade. Outra adolescente de 16 anos deu à luz na zona Norte. O restante dos casos entre adolescentes envolveu nove jovens de 17 anos.

Entre as nove mães de 17 anos, oito estavam solteiras e cinco se declararam pardas. Desses partos, 55,5% foram realizados por cesárea. A distribuição geográfica dos nascimentos das garotas de 17 anos mostrou quatro ocorridos na zona Norte, dois na zona Sul, dois na zona Oeste e um na zona Leste.

No total, Ribeirão Preto contabilizou 457 nascimentos em outubro. Mulheres de 31 anos foram as que mais deram à luz no mês, com 37 partos registrados. Do total de recém-nascidos, 51,86% eram do sexo feminino e quatro apresentaram alguma anomalia ao nascer.

Os números reafirmam o desafio da cidade em reduzir a gravidez na adolescência e apontam para a necessidade de políticas públicas locais voltadas à prevenção, educação sexual e acesso a serviços de saúde reprodutiva.