Ribeirão Preto renova adesão ao programa ‘Município Laço Amarelo’

Ribeirão Preto renova adesão ao programa ‘Município Laço Amarelo’

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto renova adesão ao programa ‘Município Laço Amarelo’

Objetivo é ampliar iniciativas que promovam a educação para a segurança no trânsito

 A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi, renovou a adesão ao programa “Município Laço Amarelo”, idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), com o objetivo de desenvolver iniciativas que promovam a educação para o trânsito e conscientizem a população para as questões da segurança viária.

Com mais de 728 mil habitantes, Ribeirão Preto é a nona cidade mais populosa do País, sem contar as capitais. Com a renovação na adesão ao programa Município Laço Amarelo, o município promoverá cada vez mais iniciativas planejadas para a mobilidade urbana e o trânsito seguro.

O ONSV oferece aos municípios participantes do Programa, uma plataforma digital, com dados e vídeos relacionados à segurança viária, assim como, estudos e estatísticas sobre mobilidade urbana.

Atualmente, a RP Mobi conta com o programa Siga Consciente, destinado à educação de trânsito com a finalidade de difundir o respeito às leis de trânsito e desenvolver uma política pública de caráter socioeducativo no município de Ribeirão Preto, o programa tem o intuito de informar, mobilizar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam segurança e qualidade de vida no trânsito. 

O Siga Consciente tem desenvolvido diversos projetos de conscientização direcionado aos condutores e pedestres a fim prevenir acidentes de trânsito. Entre os projetos de destaque estão o “Ribeirão na Faixa”, “Minicidade nas escolas”, “Habilita Seguro”, que conscientiza os habilitandos nos Centros de Formação de Condutores (CFC’s), além das palestras em escolas, universidades e empresas, e também as blitzes de conscientização e publicações educativas nos canais digitais da internet.