A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, vai retomar a entrega de vales-livro para estudantes da rede municipal após 12 anos.
A iniciativa, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura, beneficiará 10.630 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a 24ª Feira Internacional do Livro, que ocorrerá entre os dias 15 e 24 de agosto.
Cada estudante receberá três vales no valor de R$ 10,00, totalizando R$ 30,00, para trocar exclusivamente por livros em estandes credenciados da feira. A distribuição dos vales será feita pelas escolas a partir de repasse da Secretaria da Educação.
As visitas das escolas ao evento estão programadas para acontecer entre 18 e 22 de agosto, com transporte gratuito fornecido pela Secretaria. Durante a feira, monitores acompanharão os alunos na escolha dos livros, incentivando a passagem por pelo menos três estandes diferentes para ampliar o contato com diversas editoras e autores.
Além dos estudantes com atividades agendadas, que já somam 10.336 alunos desde a Educação Infantil até a EJA, aqueles sem programação poderão participar do evento com suas famílias para utilizar os vales.
O secretário da Educação, Valdir Martins, destaca que o projeto promove autonomia e incentiva o hábito da leitura, contribuindo para o desenvolvimento educacional dos jovens.
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada em cerca de 16 pontos da cidade, com o Quarteirão Paulista como principal espaço, abrangendo a Praça XV de Novembro, Biblioteca Sinhá Junqueira, Theatro Pedro II e Centro Cultural Palace. Estão previstas aproximadamente 400 atividades culturais e 30 estandes de livrarias e editoras de todo o Brasil.
Reconhecida como a segunda maior feira literária a céu aberto do país, o evento também terá o projeto Combinando Palavras, que deve atender mais de 6 mil alunos nesta edição.