Encontro que também discutiu a implantação da Língua Inglesa nas escolas foi realizado em Brasília
Foto: Divulgação
A cidade de Ribeirão Preto ganhou destaque no cenário educacional ao participar de um evento na última terça-feira, dia 24, na Embaixada do Reino Unido, em Brasília. O secretário da educação, Felipe Elias Miguel, representando o prefeito, Duarte Nogueira, participou da palestra “Educação Baseada em Evidências: a importância da avaliação para impacto na aprendizagem”, promovido pelo Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido (DBT), em parceria com a equipe de Educação do Governo Britânico na América Latina e Caribe. O Ministro Nick Gibb, do Ministério de Educação do Reino Unido foi o anfitrião durante sua primeira visita à América Latina.
O evento reuniu especialistas acadêmicos, líderes, governos e formuladores de políticas educacionais de toda a América Latina para discutir a importância da avaliação linguística no contexto educacional. Diversos painéis abordaram temas relacionados a políticas educacionais, democratização do acesso a avaliações e certificações de inglês no contexto brasileiro.
Destacando-se no evento, Ribeirão Preto teve a oportunidade de fortalecer as relações na área de educação entre o Brasil e o Reino Unido, compartilhar experiências e discutir possíveis parcerias. A cidade é uma das poucas redes públicas do país que possui parceria com a Universidade de Cambridge.
“A reestruturação que fizemos na Língua Inglesa, em todos os segmentos da rede municipal, com a ampliação para três o número de aulas semanais nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e para cinco aulas nos anos finais (do 6º ao 9º ano), a aquisição do novo material didático, desenvolvido em parceria com a Cambridge University Press & Assessment, condizente com os das escolas de Inglês mais eficientes do país, veem de encontro com o que foi discutido na palestra”, disse o secretário da educação.
“Desde a implantação da Língua para os anos iniciais do fundamental, os alunos já conseguem produzir resultados concretos de assimilação de competências e habilidades previstas para o segmento”, completou Felipe Elias Miguel.
Reestruturação Língua Inglesa - A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto começou 2022 com novos projetos e ações para os estudantes da rede, e a reestruturação da Língua Inglesa foi um deles. A Pasta implantou três aulas de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ampliou para cinco o número de aulas nos anos finais (6º ao 9º ano), para 22 mil alunos. Além disso, a Educação adquiriu um novo material didático, com a editora da Universidade de Cambridge (CUP).
Para completar a reestruturação da Língua Inglesa na rede, em 2023 o inglês também foi inserido na educação infantil, para os estudantes da pré-escola, de quatro e cinco anos, trabalhado por meio de interações e brincadeiras, com foco na oralidade e a consciência fonoaudiológica, de acordo com os eixos estruturantes das práticas pedagógicas do segmento.