Na abertura, o prefeito Duarte Nogueira ressaltou o protagonismo do Brasil na alimentação global, atendendo mais de um bilhão de pessoas com práticas sustentáveis

Agricultura de precisão, sustentabilidade e inovação tecnológica são os principais temas do ConBAP 2024, grande evento nacional do setor, que acontece no Espaço Multiplan Hall, em Ribeirão Preto, até o dia 27 de novembro. Organizado pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (AsBraAP), o congresso reúne especialistas, produtores e pesquisadores para discutir como a tecnologia pode impulsionar a produtividade e a sustentabilidade no agronegócio.

Durante a abertura, o prefeito Duarte Nogueira destacou o papel do Brasil como protagonista global na alimentação, nutrindo mais de um bilhão de pessoas com práticas cada vez mais sustentáveis. “É uma honra para Ribeirão Preto sediar um evento que conecta o campo às tecnologias do futuro, mostrando como nossa agricultura combina produtividade com responsabilidade ambiental”, afirmou.

Com uma programação diversificada, o evento reúne produtores, empresários, pesquisadores, instituições de ensino, revendas agrícolas e especialistas nacionais e internacionais, incluindo palestrantes dos Estados Unidos e Argentina. Entre as entidades representadas estão Embrapa, Fundação ABC, CNA, Universidade Federal de Santa Maria, Esalq/USP, além de grandes grupos do agronegócio.

O ConBAP conta com palestras e painéis científicos, além de uma feira tecnológica que apresenta inovações em inteligência artificial, conectividade, pulverização e monitoramento de lavouras, destacando soluções para aumentar a eficiência e sustentabilidade na produção agropecuária.

O presidente da AsBraAP, Márcio Albuquerque, ressalta que o evento reúne, a cada edição, mais de 600 participantes e se consolidou como o maior encontro do segmento no Brasil. “Todas os lançamentos e tecnologias de ponta para uma agricultura mais eficiente e sustentável tendem a estar reunidas durante o Congresso. É uma mostra do que está sendo feito de melhor e das iniciativas futuras”, afirmou.

Com debates que abordam desde gestão eficiente de recursos até a utilização de dados para a tomada de decisões, o congresso reforça sua importância como espaço de networking, troca de conhecimentos e construção de parcerias entre os principais atores do setor agropecuário.