Ribeirão Preto sobe no ranking nacional e recebe dois selos em premiação sobre cidades inteligentes

A cidade de Ribeirão Preto conquistou o Selo CSC de Ecossistemas de Inovação na categoria prata, que reconhece práticas de governança em inovação municipal avaliadas em cinco dimensões

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto sobe no ranking nacional e recebe dois selos em premiação sobre cidades inteligentes

Ribeirão Preto foi reconhecida entre as 30 cidades mais inteligentes do país e recebeu dois selos durante a cerimônia do Connected Smart Cities, realizada em São Paulo.

O anúncio formal ocorreu no evento Cidade CSC 2025, principal fórum latino-americano sobre cidades inteligentes. Na avaliação do 11º Ranking Connected Smart Cities, o município avançou da 40ª para a 26ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros, resultado aferido a partir de 75 indicadores distribuídos em 13 áreas, como mobilidade, meio ambiente, tecnologia e governança.

A cidade de Ribeirão Preto conquistou o Selo CSC de Ecossistemas de Inovação na categoria prata, que reconhece práticas de governança em inovação municipal avaliadas em cinco dimensões, entre elas políticas e estratégias, participação dos atores locais, transparência e cultura de inovação.

Ribeirão também recebeu o Selo CSC de Cidades Inteligentes, na cor bronze, que avalia planejamento, governança, infraestrutura de TIC, maturidade para parcerias e tendência de evolução no ranking. O prefeito Ricardo Silva esteve em São Paulo para receber as certificações, acompanhado dos secretários Fernando Soares (Fazenda), Suely Vilela (Inovação e Desenvolvimento) e Jean Vicente (Governo).

Em discurso, o prefeito Ricardo Silva vinculou o avanço ao conjunto de iniciativas lançadas pela atual gestão, citando programas como Emprega Ribeirão, que aproxima empresas e candidatos; Simplifica Ribeirão, para abertura ágil de empresas; o Supera Parque, voltado à incubação e geração de emprego; e o Cuidar+On, sistema de teleconsultas para reduzir filas na saúde.

A premiação reforça o crescimento do município em indicadores de inovação e tecnologia e serve como referência para futuros projetos e parcerias voltados ao desenvolvimento urbano e à melhoria de serviços públicos.