Serão mais de 30 atividades realizadas gratuitamente à população, de 2 a 7 de junho
Fotos: Guilherme Sircili
Foi lançada na manhã desta sexta-feira, 02, na AEAARP – Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, a Semana do Meio Ambiente, que contará com mais de 30 atividades gratuitas entre os dias 2 e 7 de junho. Participaram da solenidade, autoridades, secretários municipais, vereadores, bem como o vice-prefeito, Daniel Gobbi, que representou o prefeito, Duarte Nogueira.
As mais de 30 atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente contemplam palestras, exposições, contação de histórias, eventos e roteiros educativos, ações com o ecoponto, oficinas, distribuição de materiais informativos, plantios, doação de mudas, entre outras iniciativas que visam à educação ambiental, práticas sustentáveis voltadas à destinação de resíduos sólidos, uso da água e de energia renovável. A programação completa pode ser conferida no site.
O vice-prefeito, Daniel Gobbi, destacou as melhorias que estão sendo realizadas no segmento ambiental, no município, e a importância do evento para a conscientização da população. “Há um entendimento de que a Secretaria de Meio Ambiente é uma parceira nas ações sustentáveis do município. Nosso objetivo é ampliar essa cooperação em benefício e defesa do meio ambiente da nossa cidade”, destacou Gobbi.
“O objetivo da Semana do Meio Ambiente é trazer a conscientização sobre as questões ambientais e preservação dor recursos naturais. A população vem crescendo e utilizando os recursos de maneira desmedida”, destacou o secretário. “O nosso objetivo é que seja feita uma conscientização da preservação dos nossos recursos. A Administração Pública tem feito um grande trabalho nesse sentido e nessa semana teremos diversas ações para levar à população muita informação, conscientizando e melhorando o nosso planeta”, contextualizou Laurindo.
Dia Mundial do Meio Ambiente – é comemorado em 5 de junho. A data foi definida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, no ano de 1972. O encontro reuniu representantes de governos e instituições não governamentais. Nele, foram discutidos temas fundamentais ao meio ambiente e debatidos planos para a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais.
Apoio
• Secretarias: Secretaria da Cultura e Turismo; da Educação; Água e Esgoto de RP (SAERP); Infraestrutura; Guarda Civil Metropolitana e Coordenadoria de Comunicação Social.
• Parceiros: Instituto ESTRE, Coletivo Lixo Zero Ribeirão Preto, Ybyrarama abelhas indígenas, Regional Ginga Ligeira, Bio na Rua (USP), Ciclistas Outbike, Pacaembu Construtora, Clube de Desbravadores Ebenézer, Ciclo Peças, Sertran, Empório do Gordo, Grupo Escoteiro Aimorés, CIMARP (Ciclo Integrado de Meio Ambiente de Ribeirão Preto), MUSAG (Museu Aquífero Guarani), SENAC, Bee or not to be e AEAARP.
• Universidades: USP e Centro Universitário Barão de Mauá.