O segundo semestre de 2022 marcou os trabalhos que elaboraram o Plano Municipal Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa, elaborado entre a Secretaria da Cultura e Turismo e a sociedade civil, para ser a base da candidatura de Ribeirão Preto à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que tem a música como sua principal vertente.

Foram realizados três workshops técnicos, que permitiu criar um ciclo de debates com a comunidade e garantir que o resultado levasse em consideração as necessidades e desejos reais do município, criando o Plano. Este documento formaliza a análise detalhada do setor criativo local e propõe estratégias a serem seguidas para potencializar o setor.

O documento demonstra o propósito de observar, compreender e criar oportunidades de melhoria para o setor criativo da cidade de Ribeirão Preto, um passo fundamental para estimular o desenvolvimento da economia criativa. Nele, encontra-se a descrição das atividades realizadas pelo Cria SP, o diagnóstico sobre as oportunidades e desafios do setor criativo municipal, especialmente no campo da Música, e a agenda estratégica com a qual Ribeirão Preto se compromete para ser, cada vez mais, uma cidade criativa.

Um trabalho detalhado, com a intenção de ser mais do que um documento técnico, mas um convite para que os futuros rumos do setor criativo de Ribeirão Preto sejam amplamente reconhecidos, valorizados e acompanhados pela comunidade local, através de uma Agenda Estratégica, com a visão de futuro para uma cidade criativa, objetivos e metas a serem conquistados e a proposição de um plano de ações com projetos concretos a serem realizados nos próximos anos.


Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Criada em 2004 para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis.

Atuando em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música, a Rede de Cidades Criativas é composta por 246 cidades de mais de 80 países membros da UNESCO, e Ribeirão Preto, ao encerrar o Projeto Cria SP, terá um plano de economia criativa que servirá como base para se candidatar a fazer parte deste grupo.

O poder da cultura e da criatividade deve ser alavancado para fortalecer a cooperação entre as cidades e os laços entre as pessoas e as comunidades. As Cidades Criativas da UNESCO têm sido mobilizadas para aumentar ainda mais a solidariedade e a colaboração entre as pessoas para compartilhar informações valiosas, incluir suas medidas inovadoras e boas práticas, principalmente por meio da cultura e da criatividade, que estão sendo implementadas para lidar com os grandes desafios mundiais.

A Música

A escolha desta vertente é por ser um dos principais campos criativos de Ribeirão Preto. O município possui cinco centros culturais, onde são oferecidas oficinas na área de música, além dos projetos desenvolvidos em parcerias, como o Projeto Guri e o Alma, que buscam o aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo dos jovens até a formação superior em música na Universidade de São Paulo.

Ribeirão Preto tem ainda a honra de contar com a Orquestra Sinfônica, fundada em 1922, Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirão-pretano desde 24 de maio de 2019. Em maio de 2021, a Orquestra recebeu o Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural.

Música e entretenimento se complementam, assim podemos destacar os campos de shows e eventos, bares e gastronomia. Como resultado deste pool criativo e histórico, temos o Polo Cervejeiro e os eventos de amplitude nacional que escolheram a cidade como o Restaurante Week, o Comida de Buteco, a Feira Internacional do Livro, o Festival João Rock e o Ribeirão Rodeio Music. Todos eventos com público que superam os 100 mil participantes por edição.